Nesta quinta-feira, 5, as atenções se voltam aos dermatologistas, médicos especialistas no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. A data reverencia esses profissionais desde 2000, em lembrança à criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 1912. O dia ainda dá visibilidade a uma especialidade que cresce ano após ano, em todo o mundo, especialmente no Brasil, onde a sociedade dermatológica atua de forma constante em campanhas de assistência e esclarecimento à população.
Seja no âmbito clínico, cirúrgico ou de procedimentos estéticos, esses profissionais também orientam sobre cuidados gerais, solucionam problemas estéticos e trabalham na manutenção da beleza da pele. Além disso, são habilitados a tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, gengiva, língua.
Conforme a SBD, mais de 3 mil doenças dermatológicas afetam a pele de crianças, adultos e idosos. As mais conhecidas são a acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase e câncer de pele. Atualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia tem mais de 10,6 mil médicos associados.
LEIA MAIS: Treinar no calor pode trazer riscos à saúde do coração
Publicidade
Áreas de atuação
Dermatologia clínica e preventiva
A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano. A dermatologia clínica e preventiva é responsável pelo diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e problemas que atingem a pele e seus anexos. Por se dedicarem exclusivamente aos cuidados estéticos e saúde da pele, cabelos e unhas, esses profissionais sabem a importância da pele saudável para uma vida saudável.
Onicologia
A onicologia é uma subespecialidade da dermatologia que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a unidade ungueal. Entre as doenças mais comuns nessa região estão a unha encravada, a onicomicose e unhas frágeis. Também há doenças inflamatórias ungueais, como a paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, psoríase e líquen ungueal. Todas essas alterações afetam o paciente em sua vida diária, seja por causar limitações ou por interferir na sua autoestima. Além disso, a onicologia trata os tumores ungueais. Estes podem se caracterizar por manchas que surgem nas unhas com aparência simples, mas que podem significar uma doença grave, como o melanoma.
LEIA TAMBÉM: Exposição solar no trabalho exige atenção redobrada
Publicidade
Dermatologia cosmiátrica
Realiza procedimentos e tratamentos que tenham como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos. Trata-se de procedimentos médicos, por isso, escolher um dermatologista experiente e qualificado é importante. Com seu conhecimento sobre as características da pele, ele poderá prescrever tratamentos para o envelhecimento, manchas, rugas e outros. O profissional executa inúmeros procedimentos cosméticos, como a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, laser para rejuvenescimento, peelings, tratamentos para cicatrizes de acne, depilação a laser e remoção de tatuagens. São pioneiros na realização de procedimentos cosméticos e desenvolveram ou aperfeiçoaram técnicas hoje consagradas. Como exemplo podem ser citados o uso de preenchedores e toxina botulínica para rejuvenescimento facial, laser para tratamentos cosmiátricos, peelings e outros.
Dermatologia cirúrgica
Abrange todos os procedimentos feitos na pele ou no tecido subcutâneo. Atua no diagnóstico e tratamento de questões clínicas ou estéticas ligadas à pele, cabelos e unhas, por meio de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas. Grande parte dos procedimentos mais conhecidos na cirurgia dermatológica é minimamente invasiva, mas no tratamento do câncer de pele, por exemplo, o profissional com formação na área tem competência para realizar operações mais extensas, se necessário.
Entre os procedimentos estão biópsias; remoção de pintas, de cistos, lipomas e tumores; correção de cicatrizes; realização de procedimentos com peelings e dermoabrasão; transplante de cabelo; cirurgia de unhas; procedimentos a laser, etc.
LEIA MAIS: Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores em 2025
Publicidade
Dermatologia oncológica
O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e a dermatologia oncológica é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção. O dermatologista é o profissional mais indicado para reconhecer os primeiros sinais de alerta. Examinar periodicamente o corpo dos pacientes e identificar lesões suspeitas, usando o diagnóstico por imagens e exames não invasivos, como mapeamento corporal total e dermatoscopia digital, são medidas usadas para mapear áreas e lesões suspeitas, mesmo as que não podem ser vistas a olho nu. Dessa forma, os pacientes podem ser monitorados com eficácia e segurança. Uma vez confirmado o diagnóstico, o dermatologista dispõe de todos os recursos para manejar o tratamento da doença e encontrar a opção terapêutica cirúrgica, ou não, mais adequada para cada paciente. Ele prestará o suporte necessário e fará as cirurgias e reconstruções.
Fonte: site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!