Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Dia do Estudante: acampamento literário é incentivo para Jeniffer Frantz

Foto: Inor Assmann

Jeniffer Frantz acredita que o aprendizado é melhor ao fazerem pesquisa

Os estudantes de seis turmas de 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira protagonizaram, em junho, projeto que atraiu a atenção do público, o Acampamento Literário. Por iniciativa do professor de Língua Portuguesa Murilo Konzen, ergueram barracas com temas variados, como comédia, ficção, suspense e literatura infantojuvenil. Foi uma forma diferenciada de terem acesso e apreço pelas leituras obrigatórias, que costumam fazer parte das provas do vestibular.

A ideia, afirma Konzen, surgiu a partir de uma live de formação pedagógica promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dentro do curso Aprende Mais, que qualifica os professores para acelerarem a construção do conhecimento dos alunos, após o prejuízo durante a pandemia. “Idealizei, então, o projeto Doses Literárias, através de uma proposta que buscasse incentivar a leitura”, conta.

LEIA MAIS: Dia do Estudante: alunos viram protagonistas

Publicidade

Mais do que verificar os resultados em notas, a iniciativa teve cunho qualitativo. “Os alunos tiveram momentos nas aulas de Língua Portuguesa para falarem sobre os diferentes gêneros literários”, explica. Um período de aula por semana foi reservado para dedicação à leitura, formando esse saudável hábito.

E o resultado parece ter sido muito positivo. Os participantes relataram que atividades como essas motivam e desenvolvem a aprendizagem, muito além de quadro e caderno. Não é, no entanto, uma prática de todos os profissionais da educação. “Sabemos que muitos ainda utilizam os métodos mais tradicionais, e está tudo bem. Eu escolho ser um professor que faz pensar, que valoriza diferentes práticas e faz os alunos construírem conhecimentos dentro e fora da sala de aula”, destaca.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Acampamento foi organizado para estimular o hábito da leitura em todos os alunos | Foto: Caroline Garske/Banco do Imagens/GS

Iniciativa que incentiva

Uma das alunas participantes do Acampamento Literário e de outras ações das Doses Literárias é Jeniffer Frantz. Ela reforça como lado positivo o fato de que incentiva a leitura entre os que tiveram oportunidade de fazer o projeto e aqueles que foram visitar. “Quando nós precisamos correr atrás do conteúdo, como nesse tipo de atividade, a facilidade de aprender é muito maior”, observa.

Na prática, ela e os colegas tiveram de elaborar um trabalho para incentivar crianças a procurarem livros que motivem a se colocar em primeiro lugar, a ter amor-próprio.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Doses literárias

O projeto começou em maio e segue durante todo o ano com diferentes atividades. Primeiro, foi confeccionado painel literário com a utilização de filtros de café. “Os alunos indicaram literaturas de suas preferências para incentivar os demais estudantes da escola a criarem o hábito de ler”, explica Konzen. A segunda proposta foi o horário de leitura semanal para a realização do Acampamento Literário. Em agosto houve o Café Literário, que trouxe a possibilidade de falar sobre as obras lidas durante esses últimos meses.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.