Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUPLEMENTO

Dia do Idoso: valorizar e proteger os idosos é dever de todos

Caso não consiga visualizar o PDF, clique em “Baixar arquivo”.


O Dia Nacional do Respeito aos Idosos e o Dia Internacional da Terceira Idade, celebrados em 1º de outubro, são momentos importantes para refletir sobre os desafios e direitos dessa fase da vida. Criada pela ONU em 1990 e reforçada no Brasil pela Lei no 11.433/2006, essa data busca conscientizar a sociedade sobre a importância de oferecer um ambiente seguro e digno para os idosos.

Além disso, essas celebrações destacam o papel essencial das famílias no cuidado e proteção dos idosos, bem como a importância de garantir seus direitos, especialmente por serem uma população mais vulnerável.

Publicidade

O envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida e os idosos devem ser vistos como protagonistas, com autonomia e participação ativa na sociedade. Respeitar seus direitos físicos, emocionais e patrimoniais é fundamental. Promover uma cultura de valorização da pessoa idosa é essencial para construir uma sociedade que cuida e respeita seus membros mais velhos, garantindo- lhes uma vida plena e com dignidade.

Valorizar a pessoa idosa vai além de cuidar da saúde física; é reconhecer sua experiência, respeitar suas necessidades e garantir uma vida digna e segura. A contribuição dos idosos para a sociedade vai além do tempo vivido, pois eles trazem sabedoria, histórias e ensinamentos que enriquecem as gerações mais jovens.

Com o envelhecimento acelerado da população, torna-se mais urgente que todos os familiares, comunidade, instituições e governos assumam a responsabilidade de proteger, apoiar e incluir os idosos em todas as etapas de sua vida.

Publicidade

LEIA MAIS CADERNOS ESPECIAIS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.