A Diocese de Santa Cruz do Sul promove nesta quinta-feira, 22, o Encontro Celebrativo “Dez Anos da Laudato Si’”, que marca uma década da publicação da encíclica ambiental do papa Francisco. O evento ocorre desde as 8h30 e segue até as 12 horas, no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Promovido pela Comissão Diocesana do Serviço da Caridade, o encontro reúne líderes religiosos, acadêmicos e representantes da sociedade civil para refletir sobre os desafios e experiências relacionados à ecologia integral nos vales do Rio Pardo e Taquari.
LEIA TAMBÉM: Laranjas e bergamotas preenchem pomares da região; veja os benefícios nutricionais
Publicidade
Entre os painelistas estão o professor e doutor em Ciências Políticas da Unisc, João Pedro Schmidt; o professor e doutor em Sociologia da Unisc, Markus Broese; o bispo emérito da Prelazia de São Gabriel da Cachoeira (AM), dom Edson Damian, e a secretária regional da Cáritas Brasileira – Regional RS, Jacira Teresinha Dias Ruiz. A moderação é feita pelo bispo diocesano de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani.
A encíclica Laudato Si’ (na tradução do italiano, Louvado sejas), publicada em 2015, é um marco no magistério social da Igreja. Propõe uma conversão ecológica que una espiritualidade, justiça social e sustentabilidade, segundo a diocese.
O encontro pretende ser um convite à gratidão e ao compromisso com a vida em todas as suas dimensões. O evento é gratuito e aberto ao público. A realização é da Comissão Diocesana do Serviço da Caridade – Diocese de Santa Cruz do Sul, com apoio institucional da Unisc.
Publicidade