Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Série C

Dupla santa-cruzense é pé-quente no Ypiranga

O Vale do Rio Pardo contribuiu para o acesso do Ypiranga à Série C do Campeonato Brasileiro em 2016. Os santa-cruzenses Cláudio de Souza, o Claudinho, e Gustavo Henrique Engel, ambos de 25 anos, participaram da campanha que culminou com a ascensão do time de Erechim para a terceira divisão do futebol nacional. Após garantir a classificação, a equipe canarinho enfrentará o River neste sábado, às 19h30 em Teresina, no Piauí, no  primeiro confronto das semifinais da Série D.

“Essa conquista representa o trabalho que vem sendo feito. Isso me orgulha. Só tenho a agradecer aos meus familiares, à comissão técnica, à direção e aos jogadores”, ressalta o meia e lateral-esquerdo Gustavo, que obteve o acesso pela segunda temporada consecutiva. No ano passado, ele estava no Brasil de Pelotas, que foi campeão do Interior no Gauchão e subiu da Série D para a C. “Ter dois acessos seguidos é muito importante na carreira de um jogador”, completa.

Segundo ele, a dedicação do elenco foi primordial para o Ypiranga atingir o objetivo. “Agora vamos buscar o título inédito”, frisa Gustavo, que chegou ao Colosso da Lagoa em junho passado por indicação do técnico Leocir Dall’Astra. O atleta estava no Flamengo, de Guarulhos, onde disputou a Série A3 do Paulista. “O professor me ligou, já conhecia o meu futebol. Trabalhamos juntos em 2013 no Riograndense (de Santa Maria)”, recordou Gustavo, para quem os confrontos contra a vice-campeã mineira Caldense, nas quartas de final, foram os mais difíceis na Série D.

Publicidade

Após empatar por 1 a 1 em Poços de Caldas (MG) e em Erechim, o Ypiranga garantiu a vaga por 4 a 3 nos pênaltis, no Colosso da Lagoa. “Desde o começo não éramos apontados como favoritos, mas, com o empenho de todos, conseguimos”, comemora o meia, que também obteve o título da Segundona e o acesso para o Gauchão com o Avenida em 2011. Entre outros clubes, passou ainda por Novo Hamburgo, Aimoré e Guarani de Venâncio Aires. A partida contra o River tem transmissão do Esporte Interativo.

Claudinho participou do acesso do Juventude em 2013

Assim como Gustavo Engel, o zagueiro Cláudio de Souza, o Claudinho, ostenta no currículo um acesso no Brasileiro. Foi em 2013, com o Juventude, da Série D para a C. “Precisamos disso na nossa carreira: sermos vitoriosos. Estar chegando é sempre importante para ter uma sequência. O próprio jogador tem uma vitrine fazendo uma boa temporada”, observa. Na campanha triunfante do Ypiranga, um fato curioso chama a atenção sobre o defensor. Claudinho atuou nas 12 partidas até o momento e durante os 90 minutos. “A gente se cuida, mantém uma boa alimentação”, receita o atleta, que foi advertido com apenas um cartão amarelo na competição.

Publicidade

A exemplo de Gustavo, Claudinho foi indicado pelo técnico Leocir Dall’Astra para integrar o elenco da equipe de Erechim. “O professor ligou pedindo  jogadores guerreiros. Fiquei feliz com o convite”, ressalta o zagueiro santa-cruzense, que trabalhou com o treinador no Cruzeiro de Porto Alegre, semifinalista do Gauchão em 2011. “O entrosamento foi rápido. Tivemos 25 dias de treino até a estreia”, recorda. O defensor também concorda que o duelo contra a Caldense foi o mais complicado no campeonato da Série D até agora, principalmente pela qualidade do adversário mineiro. “Tinham muitos jogadores que já jogaram aqui (no Rio Grande do Sul). Foi parelho”, avalia.

Segundo Claudinho, mesmo com a decisão da vaga nas semifinais e na Série C nas cobranças de pênaltis no Colosso da Lagoa, o elenco canarinho demonstrava confiança. “A gente sabe o que passou. Apesar do empate, pensávamos que iria dar”, recorda. “Graças a Deus, deu tudo certo”, vibra o zagueiro, que é considerado um dos líderes da equipe. Com passagens pela dupla Ave-Cruz, Claudinho pretende voltar a vestir a camisa de um dos clubes santa-cruzenses. “Converso com o Gustavo todos os dias. Tenho um carinho por Santa Cruz. A gente gosta da cidade. Quem sabe um dia não posso atuar por algum novamente”, cogita.

Fim de semana de abertura da fase semifinal na C e D

Publicidade

A fase semifinal da Série D do Brasileiro inicia com Ríver x Ypiranga neste sábado, às 19h30 em Teresina, no Piauí. No domingo, às 19 horas em Ribeirão Preto, São Paulo, tem Botafogo-SP x Remo. Os confrontos de volta serão no sábado e no domingo que vem, respectivamente em Erechim e Belém, no Pará. Tupi x Londrina abre as semifinais da Série C neste sábado, às 19h30 em Juiz de Fora, Minas Gerais. O Brasil receberá o Vila Nova no Bento Freitas, em Pelotas, na segunda-feira, às 19 horas. Cada duelo de volta será sete dias depois.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.