Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONVERGE

Ecossistema de inovação será lançado em Santa Cruz nesta quinta-feira

Foto: Banco de Imagens

Polo de relevantes setores da economia gaúcha, Santa Cruz do Sul dará um passo importante neste mês com o lançamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) do município. Coordenado pelo Sebrae RS e articulado com múltiplos parceiros regionais, o programa iniciado ainda em 2020 é uma metodologia que reúne informações de um extenso mapeamento do capital humano, econômico e educacional da cidade, que identificam segmentos específicos e prioritários para alocação de recursos e execução de ações de desenvolvimento. A apresentação do Converge Santa Cruz, o ecossistema de inovação do município, será nesta quinta-feira, às 17 horas, no auditório do Memorial da Unisc. O evento também será transmitido pelo Facebook.

Serão discutidas as ações realizadas localmente envolvendo o empreendedorismo, inovação e articulação entre a quádrupla-hélice (empresas, governo, sociedade civil organizada e universidade). Além disso, serão apresentados os benefícios do ecossistema de inovação, no que diz respeito à criação de startups, fomento de novas empresas e negócios na região e o aumento da inovação para resolver problemas locais e regionais.

LEIA TAMBÉM: Projeto quer tornar a região reconhecida como polo de tecnologia no País

Publicidade

“O objetivo é apresentar o que é o Converge como um locus de interação, desenvolvimento, fomento de inovação e empreendedorismo”, explica o membro da governança do Converge Santa Cruz e dos comitês Técnico e Estratégico do Inova RS Vales, professor Pietro Cunha Dolci.

Quatro grandes eixos

Em Santa Cruz do Sul, o trabalho feito com a participação de um grupo de lideranças e que contou com a mentoria da Fundação Certi, de Florianópolis (SC), identificou quatro grandes eixos alavancadores de inovação: Cadeia do Agronegócio, Mecânica e Automação, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e Saúde. Além disso, o mapeamento aponta o estágio de maturidade das seis vertentes que são macroáreas a contribuir para o fortalecimento do ELI: Ambiente de Inovação, Programas e Ações, ICTI, Políticas Públicas, Capital e Governança. Nota-se que, na medida que se tenha ações integradas entre as vertentes, aumenta a possibilidade de se criar um maior volume de empreendimentos consolidados e competitivos.

A gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein, explica que 30 líderes locais foram entrevistados, entre representantes de empresas, meio acadêmico, sociedade civil e poder público. “O mapeamento demonstrou que Santa Cruz do Sul está em um estágio de estruturação do seu ecossistema de inovação, possibilitando planejar ações que venham maximizar resultados”, ressalta.

Publicidade

A vice-reitora da Unisc, Andréia Valim, representante de Instituição de Ciência e Tecnologia do município, disse que “identificar oportunidades e fortalezas para o desenvolvimento econômico por meio de inovação é fundamental para preparar Santa Cruz para a nova economia. Isso só será possível por meio da integração e da colaboração das ICTs, das empresas, do poder público e da sociedade”.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires passa a contar com Incubadora Tecnológica da Unisc

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.