A Secretaria da Educação (Seduc) abriu na quinta-feira o período da chamada pública escolar para o segundo semestre letivo. As vagas incluem os cursos de qualificação profissional gratuitos, com mais de 8 mil oportunidades disponíveis no Estado, e as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa traz novidades, como a integração da qualificação profissional com a retomada dos estudos, por meio da Educação Profissional e Tecnológica – EPT (Ejatec).
As inscrições devem ser feitas na nova página de matrículas, disponibilizada na internet na quinta-feira. A plataforma, desenvolvida com um design mais intuitivo, foi criada para simplificar o processo de inscrição. O prazo vai se encerrar no dia 2 de julho. A matrícula será confirmada presencialmente entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. O segundo semestre letivo da rede estadual vai começar em 4 de agosto.
LEIA TAMBÉM: Frio aumenta e semana deve ter mínimas de 2 graus em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
Publicidade
Na Educação Profissional, os cursos são ofertados nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao Ensino Médio, com formação em áreas como saúde, administração, logística e agropecuária. A EJA, por sua vez, atende jovens e adultos que não concluíram o ensino Fundamental ou Médio. O critério para se inscrever na modalidade é ter idade mínima de 15 anos para o Fundamental e 18 anos para o Médio.
A Ejatec representa uma nova modalidade de oferta educacional ao integrar a EJA à Educação Profissional e Tecnológica. A proposta oferece cursos de qualificação profissional voltados para o terceiro segmento. Entre eles estão assistente de serviços jurídicos, assistente de logística, assistente administrativo, assistente de projetos sociais e recepcionista em serviços de saúde, com possibilidade de aproveitamento em cursos técnicos subsequentes.
LEIA TAMBÉM: “Ouro verde”: produção e exportação de erva-mate ganham força em Venâncio Aires
Publicidade
Ações afirmativas
Pela primeira vez, a Seduc terá reserva de vagas para a Educação Profissional, que envolve os cursos técnicos concomitantes e subsequentes nas escolas estaduais.
A ação afirmativa, que começa a ser implementada no processo de inscrição do segundo semestre deste ano, garante que 30% das matrículas em cada curso devem ser direcionadas para candidatos autodeclarados negros e indígenas e para pessoas com deficiência (PCDs).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade