Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PROFESSOR OLÍMPICO

Eleno Hausmann: ciclo

A Olimpíada é de quatro em quatro anos, um ciclo, pois envolve muitas competências. Em função da pandemia, podemos observar que esta edição dos Jogos Olímpicos vem sendo muito diferente – falta de público, uso de máscaras e todos os protocolos para evitar o contágio. Não podemos deixar de pensar que, mesmo o evento tendo todas as restrições de público e pessoal de apoio, toda a preparação do atleta sempre foi coletiva, mesmo sendo uma modalidade individual, o que já prejudica a construção do ciclo olímpico, por conta da pandemia de Covid-19.

Apoio familiar

Não podemos deixar de lembrar que esse ciclo começou na base, onde um professor, com olhos de lince, detectou um potencial atleta. Também teve o apoio da família. Este espetáculo nos dá a oportunidade de conhecer diversas modalidades, umas conseguindo alcançar seus objetivos e outras ficando pelo caminho.

LEIA MAIS: De virada, seleção masculina de vôlei vence EUA e reage na Olimpíada

Sogipa

Com isso podemos lembrar da Sogipa, que em 1986, por meio do sensei Antônio Carlos Pereira, o Kiko, plantou uma semente no judô e hoje com muito orgulho ele pode dizer: a Sogipa já colocou 16 atletas em edições de jogos olímpicos e já conquistou seis medalhas. Daniel Cargnin ficou com o bronze e Mayra Aguiar faturou três medalhas olímpicas.

Paixão

A americana Simone Biles precisou optar pela saúde mental. A nós, só cabe apoiar sua decisão e aplaudir sua bravura e coragem. Ela é exemplo para atletas em formação. Precisamos perceber que, acima de tudo, ali está um atleta e atrás dele há um ser humano que sofre, erra, acerta, tentando fazer o melhor, lembrando que a maior vitória é chegar nos Jogos Olímpicos. Abraços!

LEIA TAMBÉM: Seleção feminina perde para o Canadá nos pênaltis e dá adeus a Tóquio

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.