Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Empreendedores conhecem futuro Parque de Inovação e Tecnologia

Foto: Rafaelly Machado

Grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura onde será instalado o parque

Um novo jeito de empreender ganha força no mercado santa-cruzense. Santa Cruz do Sul dá um passo no caminho do desenvolvimento de ideias inovadoras e da tecnologia com a implantação de um espaço para receber novas e tradicionais empresas. O local, à margem da BR-471, foi adquirido pela Prefeitura para garantir estrutura a empresários e suas ideias. Pertencia à BBF Participações e Empreendimentos Ltda.

Martins: pela economia colaborativa

A apresentação foi feita na manhã dessa quarta-feira, 22, mas a entrega oficial será a partir da próxima quinta-feira, 30. Até lá, de acordo com o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Márcio Martins, a equipe do Município organizará o projeto para a regulamentação. Serão definidas, nesse período, a forma de relação entre a gestão e as empresas e a ocupação dos cerca de 2 mil metros quadrados disponíveis. 

LEIA MAIS: Distrito Industrial de Santa Cruz terá berçário tecnológico

Martins apresentou o ambiente e adiantou que os empreendedores, tanto aqueles que estão começando quanto os já consolidados, podem escolher os espaços de acordo com as necessidades de cada um. “É um local de economia colaborativa, em que teremos pessoas que têm ideias e precisam de um suporte para colocá-las em prática e os braços de inovação das organizações tradicionais”, explica.

A estrutura

Os cerca de 2 mil metros quadrados do Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz são divididos em três espaços, além da estrutura de recepção. Nessa área, adianta o secretário, serão instalados agentes de fomento do desenvolvimento econômico, como o Banco do Povo e o Balcão do Empreendedor. Há a expectativa de um eixo do Procon para que os moradores dos bairros não tenham a necessidade de ir até o Centro para usar esse serviço.

LEIA TAMBÉM: Projeto quer tornar a região reconhecida como polo de tecnologia no País

Na área destinada às empresas, a primeira unidade é para startups que estão iniciando atividades e demandam menor estrutura. Elas também terão locais para reuniões de equipe e com possíveis clientes. Em prédio anexo, há pelo menos 20 salas de diferentes tamanhos. Será o ambiente para os setores de empreendimentos consolidados, que queiram ter unidades de inovação e tecnologia integradas. Por fim, o cowork e a área destinada para alimentação e recreação. 

A importância do ecossistema inovador

Participante da área de inovação da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz e empresário, Eduardo Kroth destaca a importância de existir um local em que possa ser praticada a ideia da inovação integrativa, com a formação de um ecossistema. “É muito importante a presença de empresas grandes, médias e pequenas, com a possibilidade da presença de empresas âncoras e startups”, enfatiza. 

LEIA TAMBÉM: Startups têm mais duas semanas para inscrição em programa do BRDE

Entende que o estabelecimento de um espaço focado em alguma área possa ser o próximo passo, a partir da consolidação da ideia entre os empreendedores do município. “Existem casos em que estão concentradas apenas empresas da saúde, em outros do meio rural, o que seria interessante, tendo em vista a nossa característica produtiva”, exemplifica.

Thaisi pretende se instalar no novo espaço

Também acompanhando a visita ao Parque de Inovação e Tecnologia, a empreendedora Thaisi Fagundes demonstrou empolgação pela possibilidade de retorno a um ambiente colaborativo. A startup dela nasceu no Parque Tecnológico da Unisc, onde ficou por dois anos e meio e foi graduada. “Sinto falta de um ambiente com mais pessoas pensando e criando. Hoje trabalhamos em modelo home office”, conta.

LEIA TAMBÉM: Puxado por fintechs, investimento em startups triplica no País em 2021

Com a ideia de fortalecer, especialmente, o comércio local, ela administra a startup que emprega quatro pessoas da família. “Já quero saber onde assino para estar aqui nesta estrutura”, brinca. Outros empreendedores que tenham interesse em ocupar os espaços do parque devem contatar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Rua Galvão Costa, 755, ou pelo telefone (51) 3713 1288.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.