Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECUPERAÇÃO

Entidade sugere ações de apoio à agricultura familiar

Enchente de novembro causou mais de R$ 6 milhões em prejuízo para a agricultura

Foto: Vicente Fin/Emater

Em meio à apuração dos prejuízos econômicos causados pela enchente, crescem os debates e planos com o objetivo de recuperar a agricultura familiar. Entre as iniciativas com esse propósito estão ações ligadas à aquisição dos produtos, concessão de crédito e estímulo ao setor.

Em Santa Cruz do Sul, uma das pessoas que tem acompanhado de perto a situação da agricultura familiar é Miqueli Schiavon. Ele atua na coordenação e apoio técnico da Rede Sul de Transição Agroecológica, é diretor da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) e diretor do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA-RS). O primeiro passo, segundo ele, é informar os governos sobre as necessidades emergenciais, em conjunto com outras organizações, para unificar a discussão sobre o tema. “Há um grupo de agricultores fora das estatísticas e foram um dos principais afetados”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Conselho estima prejuízo de R$ 43 milhões na agropecuária em Santa Cruz

Publicidade

Segundo ele, não faltou solidariedade neste momento de calamidade por parte dos agricultores familiares. Muitas cozinhas em abrigos recebem produtos doados das pequenas propriedades.
Há uma campanha em andamento, desde setembro de 2023, chamada Missão Sementes de Solidariedade: Emergência. A doação é destinada à conta da Cáritas Brasileira por meio do Pix 33654419/0010-07. Reuniões foram realizadas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e outros órgãos para tratar das demandas do setor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que vocêprecisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.