Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

GAUCHANDO

Entrega do potro

Foto: Alencar da Rosa

O repórter Iuri Fardin esteve na cabanha Rancho de Gaudérios, na terça-feira, 19, para a entrega do potro crioulo de 9 meses sorteado em 19 de setembro no programa Bolicho Grande, da Rádio Gazeta FM 101,7. O animal foi ofertado pelo proprietário, o advogado Tibicuera Menna Barreto de Almeida. A sorteada foi a bancária Patrícia de Azambuja Morais, de 29 anos.

Foto da semana: a caminho

Na última semana, os olhos dos tradicionalistas se voltaram à cerimônia de geração da Chama Crioula, em Lajeado. O símbolo, agora, está sendo conduzido ao município de Frederico Westphalen, onde acontece o 69º Congresso Tradicionalista, no próximo dia 30. O acendimento foi na 24ª RT por ter sido sede do evento no ano passado.

Foto: Divulgação/GS

Tertúlia Nativista

A organização da 28ª Tertúlia Musical Nativista divulgou a relação de músicas selecionadas para o festival, que será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. A comissão responsável pela triagem foi composta por Juarez Fonseca, Daniel Woff, Victor Hugo, Dúnia Elias e Elton Saldanha. Confira a relação das 22 composições participantes na fase geral e local em bit.ly/3nnpeZM. O evento terá os shows de Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica, Anelise Severo e grupo Fio de Bigode.

Aquece para o Enart

A coluna informou, há alguns dias, sobre o show “Músicas do Enart que merecem um prêmio”, promovido pela Invernada Adulta do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Pois o evento acontecerá no dia 12 de novembro e os ingressos já estão à venda, somente pela internet. Na véspera do Festival dos Festivais, é uma boa pedida!

Dicas culturais

Literatura

No canal de Jéssica Mattos está disponível um vídeo produzido por ela ainda em setembro, mas que não perde a validade nunca. “10 livros para entender o gaúcho” apresenta autores como Erico Verissimo e Tabajara Ruas.

Juliano Gomes

O perfil do cantor e compositor conta uma gravação especial de “João Sem Corda”, vencedora da 24ª Estância da Canção, no último dia 9. Outros trabalhos estão disponíveis, como o álbum Proscrito e dois volumes do Triagens.

Canto Galponeiro em Passo Fundo

A 5ª edição do Canto Galponeiro foi realizada em Passo Fundo, com a final no dia 16. Neste ano, o criador do festival, Adão Cirinei da Cunha, foi homenageado. Ele morreu em março em decorrência da Covid-19. A comissão avaliadora foi composta por Adair de Freitas, Daniel Busch, Gildinho, Jaime Brum Carlos e Sérgio Rosa. A composição vencedora foi a vaneira “Pra um taura de Passo Fundo”, com letra de Henrique Fernandes e melodia de Cristiano Fantinel, que a interpretou.

Em segundo ficou o rasguido doble “Por que canto?”, interpretado pelos autores Nilton Ferreira e Nenito Sarturi. Dionei Sarturi também foi parceiro na letra. O chamamé “Pra cantar tua amizade” ficou em terceiro, com composição e interpretação de Clóvis Mendes. João Manuel Sasso foi parceiro na letra. Ita Cunha foi o melhor intérprete e o gaiteiro Rafael Terres levou o prêmio de melhor instrumentista. O chamamé “Da casa grande ao galpão”, de Alexandre Marek, interpretado por Janaína Cavalheiro, foi a música mais popular. O chamamé “Passo Fundo: dos campos do Pulador”, foi o melhor tema local, composto por Airto Timm e Davi Reginatto.

LEIA MAIS: Tropeiro por profissão

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.