Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

gauchando

Tropeiro por profissão

No dia 29 de setembro, Pedro Linhares Leivas, de 87 anos, tropeiro por profissão, reuniu a filha Fátima Beatriz Leivas da Rosa, diretora de cavalgadas femininas da 5ª Região Tradicionalista, para uma tropeada de 28 quilômetros em Rio Pardo. O deslocamento da tropa ocorreu entre Albardão e Bexiga, com chegada no Sítio do Tigre entre 6h30 e 12 horas. Eles contaram com o apoio de amigos no transporte do gado.

Foto da semana: refri de erva-mate

Para marcar o seu centenário, o tradicional Guaraná Antarctica lança no Rio Grande do Sul a bebida no sabor erva-mate, ingrediente essencial do chimarrão. E o mais interessante: será produzido na fábrica da Ambev em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. No restante do país, os sabores serão de cajá, cupuaçu, acerola, jabuticaba e uva verde.

Rádio do MTG

Na comemoração dos 20 anos do jornal Eco da Tradição, veículo oficial do MTG/RS, uma webrádio foi lançada para ampliar a comunicação com as entidades filiadas. Além da programação musical, a cultura gaúcha será destacada no programa Chasque do MTG, apresentado por Rogério e Liliane Bastos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas. A atração terá entrevistas, debates e participações de correspondentes em cada uma das 30 RTs. Para ouvir, os endereços são ecodatradicao.com ou Facebook.com/EcoDaTradicaoOficial.

Comando da 40ª RT

No início do mês, a arquiteta e empresária Lisandra Lucca, de Encantado, foi nomeada pelo MTG como coordenadora da 40ª RT. Criada em 2015 para gerir e representar tradicionalistas de fora do Estado ou do país, sem filiação a outro movimento, possibilita a participação dos filiados nos eventos organizados e regulamentados.

Festival dos Festivais

Faltando aproximadamente um mês para a realização do Festival dos Festivais – evento que vai reunir Enart, Fegadan e Fegachula –, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou a ordem de apresentação dos grupos e modalidades individuais. Diferente dos outros anos, todas as apresentações – de danças tradicionais, música e declamação – vão acontecer no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, de modo intercalado. Entidades com tradição no Enart estão confirmadas, como Lalau Miranda, Rancho da Saudade, União Gaúcha Simões Lopes Neto e Aldeia dos Anjos. De Santa Cruz do Sul, o CTG Lanceiros de Santa Cruz estará presente no evento. A invernada adulta deve entrar no tablado por volta das 8h30 de domingo, 14. No ginásio, será permitida presença de público limitado. Haverá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do MTG. O objetivo da iniciativa é promover um grande encontro de arte, cultura e tradição com três dias de apresentações artísticas valorizando da cultura popular do Estado.

Dicas culturais

  • Documentário
    • “Minhas andanças – Noel Guarany”. Em 51 minutos, o filme narra, por meio de depoimentos, a trajetória de sucesso do cantor, instrumentista e compositor que forjou um jeito ímpar de cantar a terra, o povo e a cultura.
  • Daquele jeito
    • “Daquele jeito” é o nome do álbum de Marcelinho Nunes. O trabalho do compositor, arranjador e instrumentista de Santana do Livramento conta com 17 faixas, bem no estilo da fronteira. Vale a pena conferir!

LEIA MAIS: Gauchismo Líquido

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.