Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

game

Escola Duque de Caxias é premiada em concurso estadual

Foto: Isadora Oliveira

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, localizada no Bairro Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, ficou em 2° lugar no Programa Geração Consciente. A todo, 369 escolas públicas do Rio Grande do Sul participaram dos desafios. A iniciativa é um jogo cultural e educativo, que envolve a rede pública. A disputa começou em julho e terminou neste mês, quando ocorreu a premiação.

De Santa Cruz do Sul, foram 12 escolas participantes. A Emef Duque de Caxias ficou atrás apenas de outra escola de mesmo nome, do município de Canoas, por apenas 10 pontos de diferença – 1.454 a 1.444. O prêmio veio em forma de dinheiro para investimentos na escola e uma rodada de pizza para os alunos.

LEIA TAMBÉM: Unidades de saúde de Santa Cruz receberão rondas semanais

Publicidade

A iniciativa é do Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Programa RS Seguro, Unesco e Unaids. Em âmbito municipal, os alunos da Escola Duque de Caxias foram orientados pela equipe gestora e pedagógica – diretora Carla Simone Soder Kroth, vice-diretora Carine Ines Jaeger Parnow, supervisor escolar Alex Sandro Pimentel e a orientadora educacional Tatiana Dubow. Auxiliaram também as professoras Alessandra Silveira, Cristiane Braum e Scheila Muller, a enfermeira do Programa Saúde na Escola (PSE) Carina Corrêa e a supervisora escolar Mara Nubia Sandim.

Conforme Tatiana Dubow, que coordenou a equipe, participaram alunos do 8º e 9º anos, mas a escola toda – estudantes, professores e funcionários – se envolveu nas dinâmicas, oficinas, formações, jogos e gravação de vídeos. “Foram atividades com temas da atualidade e da adolescência, coisas que eles estão vivendo, que mexem com eles. Então, os alunos se motivaram e se desafiaram muito, porque sabiam que era algo para o desenvolvimento deles”, elogia a orientadora. “Promoveu de forma exemplar o protagonismo dos adolescentes no diálogo das temáticas com a família e a comunidade”, destaca a diretora Carla Kroth.

LEIA TAMBÉM: Maior parte da região do Vale do Rio Pardo terá incremento no IPM; entenda

Publicidade

Camile Lucía Frohlich Costa: “Nos esforçamos muito para desempenhar da melhor forma possível todas as atividades propostas” | Foto: Isadora Oliveira

“Foi algo que marcou muito, porque a gente teve todo um esforço de equipe para conseguir ganhar o segundo lugar. Nos esforçamos muito para desempenhar da melhor forma possível todas as atividades que foram propostas”, comemora a aluna do 9º ano Camile Lucía Frohlich Costa.

Conforme a supervisora Mara Nubia Sandim, a proposta do Programa Geração Consciente foi avaliar o engajamento das escolas com alunos e profissionais da educação e da saúde. “Foi um game, que trabalhou prevenção de doenças, comportamento socioemocional, envolvendo toda uma sensibilização, sempre relacionando educação e saúde”, explica. “Foram trabalhados assuntos contemporâneos que impactam a vida de um adolescente dentro da sociedade, como doenças sexualmente transmissíveis, violências, bullying, direitos sexuais e reprodutivos”, detalha a enfermeira Carina Corrêa.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.