Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CULTURA

Escolas poderão assistir à Mostra Competitiva do Festival Santa Cruz de Cinema

Foto: Alencar da Rosa

Inicia na próxima semana o 4º Festival Santa Cruz de Cinema. E as escolas poderão participar do evento. A programação começa na segunda-feira, 29, e vai até sexta, 3 de dezembro, quando serão divulgados os filmes premiados. Nesta edição em formato híbrido, que acontece presencialmente e também com exibições virtuais, o homenageado é o ator Matheus Nachtergaele. O ilustrador Benicio foi agraciado com o Prêmio Tuio Becker.

A Mostra Competitiva, que exibe os 18 filmes de todo o Brasil que disputam o Troféu Tipuana, contará com a presença de estudantes de Santa Cruz do Sul e outros municípios do Vale do Rio Pardo. Em entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta 107,9, o professor da Unisc e um dos organizadores do festival, Rudinei Kopp, contou que o evento tem entrado em contato com as escolas para fazer o convite. “Estamos conversando com as escolas e já temos algumas que confirmaram a presença. Temos um auditório bem amplo, a entrada é gratuita, o festival oferece o transporte enviando ônibus para buscar e levar os alunos”, explica.

Entre os convidados estão educandários de Santa Cruz, Vera Cruz, Venâncio Aires e Passo do Sobrado, mas Kopp enfatiza que qualquer escola da região, independentemente de pública ou privada, pode entrar em contato para se inscrever na atividade. Os estudantes, especialmente do Ensino Médio, e professores poderão assistir aos seis curtas-metragens exibidos a cada noite, durante os três dias da Mostra Competitiva. Interessados podem entrar em contato com o Sesc ou diretamente com Rudinei pelo telefone (51) 98206 1560.

LEIA MAIS: 4º Festival Santa Cruz de Cinema: o reconhecimento para Benicio

O professor ressalta que a atividade voltada aos estudantes é uma das ações de formação de público, que foram definidas desde a primeira edição do evento. “A gente acaba batalhando para trazer mais alunos, tem muitos temas nesses filmes que vão acabar caindo no Enem e em trabalhos feitos nas próprias escolas. São temas muito interessantes, contemporâneos e que representam o Brasil.” Além de conferir os filmes, os estudantes poderão acompanhar os debates com os realizadores oriundos de todas as regiões brasileiras, conhecendo mais sobre a realidade do País.

O 4º Festival Santa Cruz de Cinema tem realização do Sesc Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes. O patrocínio é da JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Cine Santa Cruz, Amigos do Cinema, Heilige, Proeza, Hbier, Legend Music Bar, Gaveta e Seasc.

LEIA MAIS: Conheça os filmes selecionados para o 4º Festival Santa Cruz de Cinema

Oficina gratuita com Ítala Nandi

Uma das atrações do Festival Santa Cruz de Cinema, além da Mostra Competitiva, será uma oficina de criação do personagem, ministrada pela premiada atriz, produtora e diretora Ítala Nandi. A atividade será realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, sempre a partir das 14 horas, no campus da Unisc.

Na oficina, serão abordadas as origens dessa que é a mais antiga de todas as artes conhecidas. Haverá a leitura de alguns trechos sobre a arte de interpretar do livro didático de Ítala, Teatro começo até…, e serão propostos diversos exercícios de expansão corporal ligados aos movimentos respiratórios básicos da interpretação.

A oficina Ser ou não ser, eis a questão! é indicada para quem deseja experimentar tanto a linguagem teatral como a cinematográfica ou a televisiva. Serão 30 horas de vivências artísticas com Ítala Nandi, entre a oficina e as atividades inseridas na programação do evento. Inscrições podem ser feitas até o domingo, dia 28, pelo site festivalsantacruzdecinema.com.br.

Colaboraram os repórteres Leandro Porto e Maria Regina Eichenberg

Premiada atriz, produtora e diretora vai ministrar a oficina Ser ou não ser, eis a questão! | Foto: Felipe O’Neill/Divulgação

LEIA MAIS: 4º Festival Santa Cruz de Cinema terá votação popular on-line

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.