Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

DICA DO ROMAR

Escritora indiana vence Man Booker Prize International

Se alguém ainda viesse a ter alguma dúvida do caráter diferenciado e da qualidade da literatura produzida por autores indianos na atualidade, ela deveria estar completamente superada diante da notícia que veio a público ao final de maio, na revelação do vencedor do Prêmio Man Booker Prize International 2022, que agracia a escolhida como a mais importante obra literária lançada no planeta no último ano. E, no caso, uma vencedora: é Tomb of Sand, romance da escritora Geetanjali Shree, primeiro livro originalmente escrito em hindi, a língua que se tornou oficial na Índia independente, e posteriormente traduzido para o inglês.

A conquista de Geetanjali não é casual e muito menos isolada. Dezenas de outros autores indianos têm sido celebrados, premiados e elogiados ao longo dos últimos anos, homens e mulheres, de todas as idades e que escrevem nos mais diversos gêneros, com um visível e inegável sucesso na ficção narrativa. Nomes como Aravind Adiga, Amitav Ghosh, Arundhati Roy, Kiran Desai, Jhumpa Lahiri, Chitra Banerjee, Vikram Seth, Thrity Umrigar e tantos outros são os expoentes atuais, e incensados, de um país que já tem o Nobel de Literatura de Rabindranath Tagore e a projeção global de um Salman Rushdie.

Agora, Geetanjali vem se somar a esse timaço na exposição internacional. E se até agora era lida nos mais variados países, certamente, por conta de seu prêmio, em breve sua obra também estará nas livrarias em todo o Brasil.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.