Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Escrituras de imóveis são entregues a 44 famílias do Bairro Santa Vitória

Cidadania: moradores celebraram a conquista da documentação assegurada por meio do programa de regularização fundiária

Cidadania: moradores celebraram a conquista da documentação assegurada por meio do programa de regularização fundiária | Fotos: Vanessa Behling

Moradora há 16 anos de Santa Cruz, Nadir Cordeiro dos Santos, 70, recebeu na tarde dessa segunda-feira, 9, junto com outras 43 pessoas, a escritura do lote onde reside no Bairro Santa Vitória. “Pensei que nunca iria sair, já tinha perdido as esperanças.” A entrega dos títulos de propriedade às famílias residentes no núcleo urbano do bairro foi realizada em plena Semana de Mobilização e Regularização Fundiária Solo Seguro.

Ela e o marido vieram de Passo das Pedras, de Porto Alegre, para viver perto do filho. Viúva há seis anos, hoje Nadir mora sozinha na residência e afirma que não pretende se mudar desta que agora é sua casa de papel passado. “É um presente receber essa escritura, sei que agora esse cantinho é meu e ninguém vai me tirar. Desejo permanecer até quando Deus me chamar.”

LEIA TAMBÉM: Famílias afetadas pela enchente poderão escolher novas casas; saiba como funcionará

Publicidade

Na presença de autoridades, as famílias assinaram a documentação e receberam os títulos de propriedades em solenidade no auditório da Procuradoria Geral do Município. 

Programa traz dignidade e segurança

O prefeito Sérgio Moraes evidenciou a garantia de propriedade. “Esses lotes eram da Prefeitura e agora são de vocês, a partir de uma união de esforços. Vocês estão levando um documento sério para casa. Vocês merecem morar com conforto e segurança.”

Nadir Santos mora há 16 anos no Bairro Santa Vitória 

O secretário municipal de Habitação, Nilo Barboza, também salientou a importância desse trabalho. “Está se fazendo o que precisa no município. Nos debruçamos numa força-tarefa com trabalhos técnicos, visitas, cadastros, sobre essa demanda de tantas pessoas que aguardavam por isso há anos ou até décadas.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Auxílio para construção e reparos em casas é a principal demanda da Secretaria de Habitação

O juiz corregedor da Matéria Extrajudicial da Defensoria Pública do Estado, Felipe Só dos Santos Lumertz, ressaltou que o processo não onerou os moradores, que agora têm em mãos a garantia de propriedade da casa. “Quando se nasce, recebe-se uma certidão de nascimento, é o que nos identifica. E isso se assemelha ao ato que realizamos. A partir de hoje a moradia é de vocês, ninguém vai mais poder tirar.”

Próximas ações 

A Prefeitura também já trabalha no processo de regularização de 222 lotes no Bairro Bom Jesus e outros 33 no Faxinal/Menino Deus. Além destes, oito núcleos estão em cadastro e passando pela regulamentação. Podem buscar a regularização pessoas que se enquadram nos critérios de baixa renda, que sejam residentes há vários anos em lotes ocupados do município.

Publicidade

Entenda

O processo de regularização foi viabilizado a partir de um acordo de cooperação do Município de Santa Cruz do Sul com o Tribunal de Justiça do Estado e a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul – Anoreg/RS.

A empresa Estop Engenharia e Consultoria, em parceria com a equipe técnica da Prefeitura, foi a responsável pelo desenvolvimento dos processos. O projeto Terra: Você é Dono do seu Imóvel tem a finalidade de garantir dignidade e direito de propriedade aos munícipes, por meio da titulação dos ocupantes.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.