Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Especial

ESPECIAL GRE-NAL: Em 1999, Ronaldinho brilhou e deu o título ao Grêmio

Grêmio e Internacional decidem a partir do próximo domingo, 26, mais uma edição do Campeonato Gaúcho. E o retrospecto entre as duas equipes em decisões mostra um enorme equilíbrio. Até hoje, a dupla Gre-Nal se encontrou em 36 finais de Gauchão, com 18 conquistas para cada lado. Mais do que o desempate, o duelo deste ano tem significados diferentes para ambos. Enquanto o Tricolor busca quebrar o jejum de títulos no Estadual, o Colorado quer aumentar sua hegemonia no Rio Grande do Sul.

Para entrar no clima do maior clássico do Sul do país, o Portal Gaz relembra a partir de terça-feira, 21, como foram as seis últimas decisões entre os dois clubes. Nesta quarta-feira, 22, vamos mostrar como foi a decisão do Gauchão de 1999, vencida pelo Grêmio, em atuação antológica de Ronaldinho Gaúcho. Todos os dias, até a data da primeira partida da grande final, os leitores poderão mergulhar no tempo e lembrar como foi o desempenho do seu time nas ocasiões.

1997 – A arrancada de Fabiano 
1999 – Surge um novo craque: Ronaldinho Gaúcho
2006 – A nuca salvadora de Pedro Júnior
2010 – A vez dos “Meninos da Azenha”
2011 – Virada emocionante e conquista colorada nos pênaltis
2014 – Massacre vermelho em Caxias do Sul

Publicidade

Campeonato Gaúcho de 1999

Grêmio e Internacional entraram pressionados no Gauchão de 1999 após assistirem o Juventude passear no ano anterior e levantar a taça do Estadual pela primeira vez, e de maneira invicta. As duas equipes chegavam, inclusive, em condições iguais para a competição. Do lado azul de Porto Alegre, ainda sobravam remanescentes daquele time multicampeão entre 1994 e 1997, como Danrlei, Roger e Goiano. No lado vermelho, muitos reforços e a empolgação pelo retorno do volante Dunga, capitão do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira. O volante era a principal contratação colorada para a temporada, no ano em que o Inter comemorava 90 anos.

A dupla Gre-Nal sobrou na primeira fase, que foi disputada simultaneamente com a Copa Sul (vencida pelo Grêmio) e a Copa do Brasil. Ambos lideraram com folga seus grupos. Na segunda fase, novamente a dupla não encontrou dificuldades e avançou para o mata-mata Nas quartas de final, Grêmio e Inter eliminaram Avenida e São José, respectivamente. Nas semifinais, classificações diante de Veranópolis e Juventude. Dois anos depois, as duas equipes voltavam a se encontrar na grande decisão do torneio. O regulamento previa uma melhor de três partidas.

Publicidade

O primeiro jogo, disputado no Beira-Rio no dia 13 de junho, foi vencido pelo Inter por 1 a 0, com gol do zagueiro Gonçalves. Três dias depois, o Grêmio deu o troco: 2 a 0, em uma fria noite no Estádio Olímpico. Ronaldinho Gaúcho e Agnaldo anotaram os tentos gremistas. O triunfo deixou o Tricolor em vantagem para o jogo decisivo, agendado para o dia 20 de junho, novamente no Olímpico. Um empate bastava para o Grêmio conquistar o seu 32º título estadual. Para o Inter, só a vitória interessava.

Foi nesta partida que brilhou a estrela de Ronaldinho Gaúcho. Jóia da base tricolor, o jogador, então com 19 anos, já era o destaque da equipe no torneio (foi o artilheiro, com 15 gols). Mas faltava um grande jogo para o garoto mostrar seu talento. Eram 44 minutos do 1º tempo quando Ronaldinho recebeu a bola no meio campo. Ele deu uma caneta em Ânderson, tabelou com Capitão e recebeu na entrada da área, tirando de André e abrindo o placar no Olímpico, para festa dos 40 mil gremistas presentes. O futuro melhor jogador do mundo desequilibrava o jogo, até então parelho em chances de gol.

Na etapa final, Ronaldinho manteve seu repertório de jogadas desconcertantes. E escolheu como vítima justamente Dunga, que seria seu treinador na Seleção anos depois. O chapéu do camisa 10 no volante colorado ficou na memória dos torcedores gremistas presente no estádio. O Inter, comandado por Paulo Autuori, bem que tentou, mas não conseguiu furar a forte defesa do Grêmio. No fim, o 1 a 0 deu a taça ao Tricolor, após duas temporadas consecutivas de decepções no Gauchão. E também deu reconhecimento nacional e internacional para Ronaldinho, que, semanas depois, figurava na lista de convocados do Brasil para a disputa da Copa América.

Publicidade


Time do Grêmio que entrou em campo para a grande final do Gauchão 1999
Foto: Divulgação

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1×0 INTERNACIONAL
CAMPEONATO GAÚCHO 1999 – FINAL

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: 20 de junho de 1999
Arbitragem: Carlos Eugênio Simon
Gol: Ronaldinho (Grêmio), aos 44 minutos do 1º tempo

Publicidade

GRÊMIO: Danrlei; Itaqui, Ronaldo Alves, Émerson, Éder, Roger; Capitão, Fabinho (Djair), Ronaldinho, Rodrigo Gral (Cleisson), Agnaldo (Zé Afonso)
Técnico: Celso Roth

INTERNACIONAL: André, Enciso, Lúcio, Gonçalves, Régis (Almir); Elivélton, Ânderson (João Santos), Dunga, Claiton; Fabiano (Manoel), Christian
Técnico: Paulo Autuori

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.