Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INCLUSÃO

Estudantes recebem eletrônicos de projeto do Ministério Público

Foto: Rafaelly Machado

Entrega oficial dos equipamentos ocorreu na sexta-feira. Parte dos aparelhos havia sido apreendida, mas muitos foram doados

“Inclusão social através da inclusão digital.” É dessa forma que o promotor de Justiça de Santa Cruz do Sul Jefferson Dall’Agnol destaca a importância do Projeto Alquimia II do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Nessa sexta-feira, foram entregues 16 celulares, cinco notebooks e um tablet para estudantes de Santa Cruz do Sul.

O ato ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e também contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), além de diretores e professores de escolas.

O Projeto Alquimia II teve início em Osório, com a ideia de utilizar aparelhos apreendidos em presídios e ações policiais, antes utilizados para fins ilícitos, para serem reaproveitados na educação. Os aparelhos foram remetidos à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) para ajustes e formatação. Os beneficiados com a iniciativa são estudantes em vulnerabilidade social, que não possuem recursos para participar de aulas remotas, modelo colocado em vigor por força da pandemia.

Publicidade

Promotor Jefferson Dall’Agnol é um dos idealizadores do projeto em Santa Cruz do Sul

Em Santa Cruz do Sul, a comunidade também se mobilizou para colaborar. Em parceria com a 6ª CRE e a Secretaria Municipal de Educação, os promotores tiveram acesso a mais informações sobre quem realmente precisa. “Foi passada uma lista muito bem formatada com uma análise a respeito da situação de cada aluno e da suas dificuldades. Solicitamos que a comunidade também participasse, através de doações. É um projeto que não vai parar. Esse é um início de grande importância, até para que haja uma conscientização maior da comunidade e um envolvimento
de todos nesse processo de doação. Muita gente pode ter um celular em casa que está jogado em uma gaveta, ou um computador que não usa mais”, observa Dall’Agnol.

De acordo com a promotora regional de Justiça, Vanessa Saldanha de Vargas, as doações iniciaram-se com escolas estaduais, mas as municipais também serão contempladas futuramente. “Pedimos que a rede municipal e a estadual fizessem esse levantamento dos alunos que necessitam”, salienta.

O titular da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, ressalta a importância da união de esforços. “É uma causa que é nobre. Aquilo que estava difícil de atingir, que é a inclusão digital de todos os nossos estudantes, começa a ser visível e fica mais próxima. Sabemos que, independente da situação que cada um de nossos alunos carrega consigo, alguns conseguem com maior facilidade, mas ainda temos um significativo número de alunos dentro da nossa rede pública estadual que não”, observa.

Publicidade

Você pode doar
Celulares, notebooks ou outros aparelhos eletrônicos que possam ser utilizados no ensino remoto poderão ser deixados na sede do Ministério Público de Santa Cruz do Sul, na Rua Venâncio Aires, 959, das 13h30 às 18 horas.

LEIA MAIS: Ministério Público avalia a legalidade da venda do terreno do Santuário de Schoenstatt

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.