Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ÁRVORE

Estudo aponta araucária da região como a segunda maior do Rio Grande do Sul

Medição oficial do exemplar foi feita por professores da UFSM na semana passada

Medição oficial do exemplar foi feita por professores da UFSM na semana passada

A araucária de mais de 40 metros de altura localizada na divisa de Linha Silveira e Pinhalzinho, em Gramado Xavier, agora é oficialmente a segunda maior árvore da espécie Araucaria angustifolia do Rio Grande do Sul. A árvore foi tema de reportagem da Gazeta do Sul no dia 20 de setembro.

Na semana passada, os pesquisadores Marcelo Callegari Scipioni, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Jorge Farias, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fizeram a medição oficial. Ambos são professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFSM. Pelos dados coletados, a árvore tem 42 metros de altura, 6,73 metros de circunferência e 2,14 metros de diâmetro.

LEIA MAIS: Conheça a araucária gigante que virou atração em Gramado Xavier

Publicidade

Esse novo registro passa a integrar o projeto Árvores Gigantes do Brasil, coordenado por Scipioni, que é professor de dendrologia (estudo das características de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas.). Na lista, a maior do Estado é o pinheiro grosso na cidade de Canela, com 8,44 metros de circunferência, 2,68 metros de diâmetro e 39 metros de altura. Outras, de Nova Petrópolis e Nova Prata, menores que a de Gramado Xavier, aparecem na sequência.

A partir dos dados, os pesquisadores irão continuar promovendo estudos para definir com maior precisão a idade da árvore e também assessorar a Prefeitura em um programa de turismo ecológico.

LEIA TAMBÉM: Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil a partir desta quarta; veja detalhes

Publicidade

Critério

Ao contrário do que a expressão “maior árvore” possa indicar, o critério para a classificação de um exemplar não é a altura e sim a circunferência. É por esse motivo que o pinheiro grosso de Canela, com 39 metros de altura, aparece em primeiro na lista, enquanto a araucária de Gramado Xavier está em segundo, mesmo com 42 metros.

“O que acontece é que não temos como ter 100% de certeza da altura. Já o diâmetro e a circunferência, sim”, explica o professor Jorge Farias. “Por isso adotamos a circunferência como a medida que define quem é maior.” Segundo ele, a altura sempre é medida por estimativa, com o uso de aparelhos, o que não permite uma precisão absoluta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.