A araucária de mais de 40 metros de altura localizada na divisa de Linha Silveira e Pinhalzinho, em Gramado Xavier, agora é oficialmente a segunda maior árvore da espécie Araucaria angustifolia do Rio Grande do Sul. A árvore foi tema de reportagem da Gazeta do Sul no dia 20 de setembro.
Na semana passada, os pesquisadores Marcelo Callegari Scipioni, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Jorge Farias, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fizeram a medição oficial. Ambos são professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFSM. Pelos dados coletados, a árvore tem 42 metros de altura, 6,73 metros de circunferência e 2,14 metros de diâmetro.
LEIA MAIS: Conheça a araucária gigante que virou atração em Gramado Xavier
Publicidade
Esse novo registro passa a integrar o projeto Árvores Gigantes do Brasil, coordenado por Scipioni, que é professor de dendrologia (estudo das características de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas.). Na lista, a maior do Estado é o pinheiro grosso na cidade de Canela, com 8,44 metros de circunferência, 2,68 metros de diâmetro e 39 metros de altura. Outras, de Nova Petrópolis e Nova Prata, menores que a de Gramado Xavier, aparecem na sequência.
A partir dos dados, os pesquisadores irão continuar promovendo estudos para definir com maior precisão a idade da árvore e também assessorar a Prefeitura em um programa de turismo ecológico.
LEIA TAMBÉM: Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil a partir desta quarta; veja detalhes
Publicidade
Critério

Ao contrário do que a expressão “maior árvore” possa indicar, o critério para a classificação de um exemplar não é a altura e sim a circunferência. É por esse motivo que o pinheiro grosso de Canela, com 39 metros de altura, aparece em primeiro na lista, enquanto a araucária de Gramado Xavier está em segundo, mesmo com 42 metros.
“O que acontece é que não temos como ter 100% de certeza da altura. Já o diâmetro e a circunferência, sim”, explica o professor Jorge Farias. “Por isso adotamos a circunferência como a medida que define quem é maior.” Segundo ele, a altura sempre é medida por estimativa, com o uso de aparelhos, o que não permite uma precisão absoluta.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!