Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PRATO DO DIA

Eu, Gourmet: aprenda a fazer a pizza no matambre

Em se tratando de carnes e preparos, temos que tirar o chapéu a nossos hermanos! A história nessa lida inspirou até mesmo nossos antepassados gaúchos, influenciados por esses descendentes de espanhóis. Por lá, aproveita-se praticamente 100% da carcaça, do garrão aos miúdos, passando pelos cortes nobres e também pelos mais comuns, tendo como pano de fundo sempre a parrilla – prática churrasqueira argentina – e a lenha como combustível dela. Sobre a grelha, centenas de receitas são preparadas envolvidas em sabor e suculência, como esta pizza no matambre. Acompanhe!

Com o que e como fazer

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 matambre bovino de cerca de 1 quilo
  • 1 litro de leite
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão verde
  • 200ml de vinho branco seco
  • Azeite de oliva
  • 150g de queijo brie
  • Cebolinha verde picada
  • Sal e pimenta preta moída a gosto

Preparo: cozinhe o matambre no leite por aproximadamente uma hora. Fatie e refogue os pimentões juntamente com a cebola. Tempere com sal e pimenta; assim que murcharem, acrescente o vinho branco e cozinhe para reduzir. Leve o matambre para a grelha na churrasqueira, tempere com sal e pimenta, asse por cerca de 10 minutos um lado e vire. Acrescente os legumes salteados, adicione o queijo Brie e cubra com papel-alumínio ou uma tampa para gratinar. Finalize com a cebolinha verde e fio de azeite de oliva. Retire, fatie e sirva!

Fala Baco

A casta Chardonnay é uma das minhas uvas brancas preferidas, pois os vinhos oriundos dela são equilibrados, aromáticos e ótimos para serem degustados sozinhos ou na paridade com comida. O Chile é um dos produtores de vinho dessa uva mais reconhecidos no mundo pela qualidade do clima, solo e manejo. Praticamente todas as vinícolas lá estabelecidas o produzem, como a gigante Vinícola Del Pedregal, que possui os rótulos Carta Vieja, G7, Aves del Sur e Kidia, entre outros. E é o Kidia Chardonnay Gran Reserva 2018, proveniente de vinhedos do Vale do Casablanca, o vinho comentado desta semana.

Kidia é uma forma de dizer orquídea, uma flor com cerca de 35 mil espécies diferentes catalogadas. Essa família de vinhos possui 18 castas, incluindo Gran Reserva, Reserva e Varietal, cada qual com singulares características. Este delicioso vinho conta com uma coloração amarelo dourado brilhante e límpida. Ao nariz, destacados aromas trazendo abacaxi bem maduro, maçã verde, lichia, banana, flor de laranjeira, nota láctea, amêndoas e pronunciada baunilha, proveniente da passagem por barrica, o que o torna mais pesado e traz lembrança do estilo dos Chardonnays americanos. Em boca um branco potente, untuoso, cremoso, estruturado, com madeira servindo de base ao frutado tropical cítrico, também banana, leve tosta e acidez presente. Amplo e saboroso final.

Este vinho repousa por 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso. Ele faz uma excelente combinação com mariscos e peixes mais gordurosos. Também vai bem com carnes brancas com molhos condimentados e massas com molhos à base de creme de leite ou manteiga. Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é que seja servido na temperatura de 10 a 12 graus.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Por aí…

Santa Cruz ganhou um novo espaço dedicado aos prazeres do vinho e da boa companhia que o cerca: trata-se da Casa Nogueira Garden Lounge, inspirada nos melhores espaços ao ar livre para celebrar as boas coisas da vida. Sob a batuta dos sócios Rodrigo Baumgarten, Thiago Nunes e Cassiano Bringmann, o espaço é o primeiro do gênero na região e tem um conceito trazido da Serra Gaúcha.

Com um amplo espaço no gramado, sob as árvores e no entorno da piscina que acomoda palets, almofadões e confortáveis mesas e cadeiras, o visitante poderá encontrar, além de vinhos e espumantes, drinks autorais, chope e cervejas e tábuas com petiscos. Nos finais de semana, aquela musiquinha ao vivo deixa o ambiente ainda mais agradável, confira!

A Casa Nogueira Garden Lounge fica na Rua Oscar Hugo Martins 71, Bairro Renascença, em Santa Cruz do Sul. O telefone é (51) 98021 2281. Funciona nas quintas e sextas, a partir das 18 horas; e sábados e domingos, a partir das 16h30.Se a vida é uma delícia, por que viver de dieta?

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a fazer pimentões recheados e assados

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.