Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

FEIRA DE CIÊNCIAS

Evento incentiva pesquisa e inovação nas escolas

Incentivar as crianças e os jovens a vivenciarem a pesquisa na busca por soluções para problemas pontuais ou da sociedade. Esse é o objetivo da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida em parceria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); 3ª e 24ª CREs e Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul.

A atividade, coordenada pela professora Cláudia Mendes Mahlmann, começou na manhã dessa quarta-feira, 20, e segue com apresentações dos cem trabalhos selecionados até esta sexta-feira, 22. Os estudantes, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental até os ensinos Médio e Técnico, exibem seus projetos para a avaliação dos jurados em 14 sessões virtuais, podendo ser assistidas pelo YouTube.

Antes das apresentações, reforça Cláudia, foram feitos cursos de orientação sobre a realização de pesquisas e elaboração de projetos para alunos e professores. Os avaliadores também foram preparados para o julgamento dos projetos escolares. Será levado em consideração desde a criatividade até a forma da apresentação da ideia e os resultados das pesquisas realizadas pelos participantes.

A coordenadora destaca que, mais do que uma disputa pelo melhor projeto, o importante é incentivar a busca das soluções e a possibilidade de melhoria da aprendizagem. Seguindo essa ideia, na live de abertura do evento a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer enalteceu a relevância desse mecanismo para os estudantes. “Nós temos que pensar alternativas diferenciadas para incentivar os nossos estudantes a terem o pensamento crítico”, disse.

A solenidade virtual contou com a presença do coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, que enfatizou a importância da ciência. “Não é apenas uma feira de ciências. É a ciência em uma amplitude maior. É trabalho de construção e dedicação de todos, além da sala de aula.” A secretária estadual da Educação, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, entende que esse tipo de evento é o que vai incutir na sociedade o pensamento inovador, que considera necessário para o desenvolvimento. “Temos que universalizar a capacidade criativa de busca da inovação. E nesse sentido, a feira na Unisc está inserida.”

Os que obtiverem a melhor avaliação terão premiação. Serão elencados trabalhos de destaque de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Técnico. Para os maiores, serão ofertadas bolsas para atuarem durante três meses em projetos na universidade; para os demais, oficinas, capacitações e cursos que podem agregar na aprendizagem. A premiação foi possível por meio da parceria com o MCTI.

Serviço

As sessões com apresentação dos trabalhos podem ser assistidas no YouTube, a partir das 8 horas (acesse aqui).

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.