Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA ALIMENTAR

Famílias da EFASC recebem dez quintais orgânicos de frutas da Embrapa

Na manhã desta sexta-feira, 19, o auditório da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) esteve lotado para o ato de entrega de mais dez quintais orgânicos de frutas, beneficiando diretamente famílias e estudantes da escola. O projeto é executado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), com patrocínio da Philip Morris Brasil e parceria da EFASC. O objetivo é implantar quintais orgânicos produtivos, com espécies frutíferas de alto valor nutricional e medicinal, contribuindo para a segurança alimentar, geração de renda e qualidade de vida de famílias rurais e urbanas.

Cada kit entregue contém 60 mudas frutíferas de 20 espécies diferentes (metade delas nativas), além de batata-doce, sementes de cebola, milho pipoca, feijão e capim curumim, compondo um quintal capaz de produzir alimentos saudáveis durante mais de 20 anos e atender uma família de até cinco pessoas durante todo o ano. Em 16 anos de parceria da Embrapa com a EFASC, já foram implantados 304 quintais, totalizando 18.830 mudas frutíferas e 41,4 hectares de áreas produtivas, beneficiando 110 comunidades em 11 municípios do Vale do Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Escola especial inclusiva de Santa Cruz pode entrar em funcionamento em 2026

Publicidade

“É um orgulho ver que há 16 anos entregamos tecnologia e conhecimento às famílias, gerando impacto real no campo,” destacou Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto na Embrapa. “Ver a diversificação das propriedades desses jovens e suas famílias é motivo de grande satisfação,” completou Fabiane Bartz, gerente de Sustentabilidade da Philip Morris Brasil.

Para o professor Evandro da Rosa Silveira, coordenador do projeto na EFASC, o resultado é evidente: “Os quintais garantem alimento saudável, fortalecem a geração de renda e potencializam o desenvolvimento das propriedades.” A Embrapa seguirá prestando assistência técnica às famílias, e cada quintal implantado recebe uma placa de identificação, marcando o compromisso de longo prazo com o fortalecimento da agricultura familiar.

Lista dos jovens beneficiários:

  1. Alessandra Guzzo – Estância Schmidt – Boqueirão do Leão;
  2. Ariel Becker – Santa Madalena, Boqueirão do Leão;
  3. Eduardo Henrique Muller – Entrada São Martinho, Santa Cruz do Sul;
  4. Eloah Vitória dos Santos – Colônia Picoli, Boqueirão do Leão;
  5. Jacson Luis Feustler – Linha Bela Vista – Linha Almeida, Sinimbu;
  6. João Gabriel Hochscheidt – São Martinho, Santa Cruz do Sul;
  7. Yasmin Preuss Jappe – Paredão São Pedro, Sinimbu;
  8. Djonathan Gabriel Petersen – Linha Saraiva, Venâncio Aires;
  9. Igor Andriel Müller – Centro Linha Brasil, Venâncio Aires;
  10. Tainara Thaís Breunig – Linha Julieta, Venâncio Aires.

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.