Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Delícia

Faz bem: além de saboroso, chocolate traz benefícios para a saúde

Foto: Pixabay

A ciência tratou de comprovar aquilo que a maior parte das pessoas já sabia: o chocolate, além de delicioso, é capaz de trazer benefícios para quem o consome. Embora, naturalmente, seja importante ficar atento para não exagerar na quantidade e colocar a dieta em risco, o produto, quando ingerido com moderação, proporciona resultados positivos.

Em razão desses e de outros tantos aspectos, o Dia do Chocolate, que é celebrado nesta terça-feira, 7 de julho, serve de incentivo para experimentar o doce feito à base de cacau. A data criada para homenagear o chocolate foi instituída a fim de marcar a introdução do produto no mercado europeu ainda no século 15.

LEIA MAIS: Sobremesas de chocolate para o almoço de domingo

Foto: Pixabay

Além das propriedades já conhecidas dos chocólatras, existem algumas curiosidades. A começar pela sua matéria-prima, o cacau, que significa elixir dos deuses. A denominação é uma referência à lenda maia segundo a qual foram os deuses que trouxeram o fruto à Terra. Se hoje essa referência pode soar como algo inusitado, por outro lado são cada vez maiores os argumentos a favor do seu consumo.

“O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios”, afirma Rafael de Souza Lau, da Brasil Cacau de Santa Cruz do Sul. A lista de vantagens é grande, segundo ele. O chocolate ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, é anti-inflamatório, pode ser consumido antes do treino da academia, previne doenças cardiovasculares e ainda reduz o estresse.

Com a chegada do frio, a vontade de provar aumenta. E algumas sugestões, conforme Rafael, são bebidas como o chocolate quente, capuccino, trufalatte e o foundue de frutas ou morango. Entre tantos aspectos positivos e opções, a data é uma excelente pedida para saborear um chocolate.

LEIA TAMBÉM
Veja seis dicas para o consumo saudável de chocolate
Consumo de chocolate faz bem para a pele

MOTIVOS DE SOBRA

Melhora o humor
Consumir chocolate com 70% de cacau e 30% de açúcar de cana orgânica tem efeitos positivos.

Ajuda na memória
O chocolate que tem alta concentração de cacau melhora as funções neurológicas. Comer regularmente pequenas doses de chocolate com alta concentração de cacau faz bem para a cognição e a memória.

Protege o coração
Os flavonoides encontrados no cacau são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes, com mecanismos que beneficiam o cérebro e o sistema cardiovascular.

Melhora a imunidade
O cacau regula a atuação de células imunológicas e de percepção sensorial.

Fique atento

Como escolher

A qualidade do chocolate depende da origem da amêndoa (como ela fermentou e foi torrada, se foi misturada a grãos com defeitos), da qualidade dos outros ingredientes (leite, açúcar) e do equilíbrio entre eles (muito leite e açúcar mascaram, por exemplo, o sabor de um cacau de alta qualidade). Quanto maior o teor de cacau, menos açúcar ele vai ter e mais puro o chocolate será.


.

Como guardar

O chocolate é muito sensível ao calor, por isso o ideal é deixá-lo em local fresco e longe da luz solar. Não é indicado guardar na geladeira (nem ao lado de substâncias com cheiro forte, como produtos de limpeza ou café), porque a textura e o sabor podem ser alterados.


.

Como provar

Não importa se é amargo ou mais docinho, com alta porcentagem de cacau, ao leite ou com castanhas. Chocolate bom apresenta características básicas fáceis de identificar, como aspecto brilhante e sem manchas e facilidade ao derreter na boca.

LEIA TAMBÉM
Aprenda a preparar um delicioso cupcake de cenoura
A Gazeta esteve lá: na terra do cacau, na Bahia

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.