Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CLIMA DE OTIMISMO

Fenachim celebra retomada social e econômica em Venâncio Aires

Foto: Rafaelly Machado

A rainha Veridiana Röhsler e as princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl reforçaram o convite para que o público visite a Fenachim

O chimarrão, embora amargo, está sendo compartilhado novamente na retomada da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Venâncio Aires. A 16ª edição do evento, iniciada na última quinta-feira, 5, teve a cerimônia oficial de abertura na manhã dessa sexta-feira, 6, no Parque do Chimarrão, e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, além de outras autoridades e lideranças.

A solenidade celebrou a retomada social e econômica e exaltou o tema da festa e maior símbolo dos gaúchos: o chimarrão. A banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e a Orquestra de Venâncio Aires se apresentaram, o mascote Venancito circulou animando os presentes, e a corte de soberanas representou a festa. A rainha Veridiana Röhsler e as princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl reforçaram o convite ao público e relembraram a história do evento.

LEIA MAIS: Produtos à base de erva-mate podem ser saboreados na Fenachim

Publicidade

Com expectativa de 150 mil visitantes nos dois finais de semana da festa, o prefeito Jarbas da Rosa se mostrou animado e otimista com a retomada. “A expectativa é muito positiva, e nós estamos trabalhando intensivamente para que essa Festa Nacional do Chimarrão seja um sucesso. É um momento importante para celebrar a vida, celebrar a retomada dos sorrisos e dos abraços, com chimarrão na mão”, declarou. Segundo ele, no primeiro dia de evento já foram registradas em torno de 10 mil pessoas, e, com tempo firme e frio (perfeito para um chimarrão), os bons números devem se manter.

O presidente do evento, Vilmar de Oliveira, deu as boas-vindas aos presentes e citou detalhes sobre a organização da edição, a primeira em três anos, que é chamada carinhosamente de Festa da Retomada. “Trabalhamos com um grupo de voluntários divididos em departamentos, com o objetivo de que o evento representasse não só a tradição do chimarrão, esse símbolo gaúcho que temos a responsabilidade de preservar e bem representar, mas também divulgar nosso município e suas potencialidades, além de proporcionar negócios”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Sede do governo estadual é instalada na Fenachim durante abertura da festa

Publicidade

Vilmar (gravata azul), Jarbas da Rosa (atrás), Pedro Schwengber e Ranolfo (com a cuia) | Foto: Rafaelly Machado

Assinatura de termos foi destaque

Durante a cerimônia de abertura da Fenachim, foram realizadas as assinaturas de uma série de parcerias, incluindo recursos do Badesul para obras de pavimentação e a instalação do Executivo estadual em Venâncio Aires, dentro do projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade. O governador Ranolfo Vieira Júnior comentou as conquistas da gestão e a importância do evento. “Venâncio Aires é a Capital Nacional do Chimarrão e todos, gaúchos e gaúchas, sabemos da representatividade do chimarrão para todos nós, em nossa cultura e na nossa história”, disse. Ele ainda conferiu a Escola do Chimarrão, onde foi recebido por Pedro José Schwengber, diretor-executivo da entidade.

Na presença do governador e do secretário de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, foi assinado o convênio com o município para a revitalização da área do antigo Instituto Penal de Mariante, em Venâncio Aires. O prefeito Jarbas da Rosa assegurou serviços de horas-máquinas e servidores, além de levantamento topográfico para a parceria, que resultará na construção do Centro de Formação de Servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

O projeto vai restaurar o espaço físico, transformando-o em referência para os trabalhos de formação de profissionais ligados aos serviços penitenciários e socioeducativos do Estado. O projeto de revitalização prevê a restauração do prédio, com adaptação para dormitórios, salas para cursos e auditório com capacidade para até 200 pessoas. A área já vem recebendo serviços de limpeza e, em breve, os trabalhos de reconstrução devem se iniciar. A estimativa é de que local possa ser utilizado até o fim do ano.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Governador oficializou uma série de parcerias durante a sua visita à 16a Fenachim | Foto: Rafaelly Machado

Comércio, gastronomia, artes e cultura: há atrações para todos

Uma das atrações mais tradicionais da Fenachim dá destaque para o tema da festa. O diretor-executivo da Escola do Chimarrão e embaixador de Venâncio Aires, Pedro Schwengber, comemorou o retorno dos eventos e, principalmente, do hábito de compartilhar o mate.

“Estamos, aqui, num ponto estratégico, recepcionando todas as pessoas. Nosso objetivo é que as pessoas que aqui venham saiam enriquecidas com algum conhecimento”, garante. “Mesmo que tomem chimarrão a vida toda, se vierem aqui, vão aprender alguma coisa nova.”

No pavilhão do artesanato, a Casa do Artesão de Venâncio Aires tem diversas opções para decorar, vestir e presentear. A integrante Maria Claudete Weschenfelder Pilz, que divide o atendimento com Patrícia Martins e Maria da Graça Scheeren, conta que o estante é coletivo e representa a loja no Centro, a qual reúne obras de 35 artesãos que trabalham com diversas técnicas. “A gente sentiu muito durante a pandemia. Inclusive, acabamos fechando a loja. Mas agora temos uma expectativa muito boa; estamos bem otimistas, e, com as vendas para o Dia das Mães, está sendo uma ótima oportunidade para nós”, salientou.

Publicidade

Chamando a atenção pelas roupas tradicionais germânicas, o casal Clarice Becker Junges e Rogério Junges representou o Grupo de Danças Folclóricas Grüner Jäger Volkstanzgrup-pe. Eles se apresentarão no próximo domingo, dia 15, e comemoram a volta das atividades, não só pelos ensaios e pelas apresentações, mas também em virtude das atividades voluntárias organizadas pelos membros, como doações de sangue e campanhas solidárias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.