Produtores rurais da região realizaram na tarde desta terça-feira, 10, uma manifestação em Vera Cruz em defesa da securitização das dívidas agrícolas. Durante o chamado “tratoraço”, o grupo reivindicou um prazo maior para pagamento, redução de juros e medidas concretas do governo federal que atendam de forma ampla os agricultores afetados por perdas climáticas nos últimos anos. A mobilização, que iniciou na RSC-287 e seguiu em direção ao centro de Vera Cruz, contou com tratores, veículos, buzinaços e bandeiras do Rio Grande do Sul.















Cartazes reforçavam o pedido por soluções urgentes para a crise enfrentada no campo. De acordo com Silas Petry, um dos organizadores do ato e presidente da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, o movimento tem caráter pacífico e foi articulado por agricultores locais com apoio de municípios vizinhos como Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Rio Pardo. “Essa é uma causa de todos. Sem a securitização, muitos de nós vão precisar encerrar as atividades. A gente sabe o quanto a agricultura, o agronegócio é importante, não só para o nosso estado, mas também para o nosso país”, afirmou Silas.
LEIA TAMBÉM: Mais de 11 mil empresas do Simples Nacional já realizaram o recadastramento anual
Publicidade
A manifestação contou, ainda, com o apoio de entidades representativas do setor, que permanecem mobilizadas na BR-287. O grupo deve seguir com ações nos próximos dias, com previsão de novos atos mais robustos, inclusive em Porto Alegre, na próxima semana.
“A gente sabe que nem todos podem estar aqui, mas os que estão representam toda a classe. Seguimos na expectativa de um posicionamento do governo que garanta o mínimo de fôlego para quem vive da terra”, reforçou Petry.
Colaborou Vanessa Beling
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade