Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIÃO

FOTOS: com respeito a protocolos, fiéis celebram Corpus Christi na Catedral

Foto: Alencar da Rosa

Nesta quinta-feira, 3, é feriado de Corpus Christi. Para a Igreja Católica a data significa a celebração do mistério da Eucaristia ou do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Em Santa Cruz do Sul, a celebração teve início às 9 horas, na Catedral São João Batista, e foi presidida pelo bispo Dom Aloísio Alberto Dilli e pelo bispo emérito da Diocese de Bagé, Dom Gílio Felício, além de dez párocos da Comarca de Santa Cruz do Sul que participaram da cerimônia.

Por conta da pandemia do coronavírus, a solenidade que teve duração de aproximadamente uma hora e 20 minutos, ocorreu em formato diferente, com presença de fiéis em um grupo limitado a 25% da capacidade do templo. A tradicional caminhada até a frente do Hospital Santa Cruz foi suspensa. O motivo, de acordo com o bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, é preservar a vida e evitar aglomerações diante do cenário pandêmico.

“Neste dia, através de séculos, a Igreja celebra a sua fé na presença real e perante de Jesus Cristo na Eucaristia. Normalmente a Igreja gosta de fazer publicamente em meio à celebração da missa e depois pelas ruas de nossa cidade. Mas, em tempos de pandemia, quando colocamos a vida no ponto mais alto, e queremos respeitá-la e cuidar o distanciamento e outras formas sanitárias, não vamos fazer a nossa procissão pública. Mas vamos celebrar aquilo que é essencial, que é o principal e o centro de Corpus Christi, vamos celebrar a eucaristia”, esclareceu.

Publicidade

LEIA MAIS: Corpus Christi tem missas com restrições e ações solidárias na região

Os tapetes ornamentais de Corpus Christi montados, embora em tamanhos menores e dispostos no interior do templo, enfeitavam a Igreja. Quem foi até a Catedral rezar, também pôde contribuir com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de agasalhos. As doações podem ser feitas ao longo de toda a semana, na secretaria da Catedral em horário comercial ou durante as celebrações que ocorrem sempre às 18h15. Os itens serão encaminhados a famílias carentes já acompanhadas pelas paróquias nos bairros.


LEIA TAMBÉM: Veja como ficam os serviços no feriado de Corpus Christi

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.