Entre os 127 municípios gaúchos afetados pelas fortes chuvas da última semana, um dos que mais contabilizou estragos foi Rio Pardo. Com a subida do nível dos rios Pardo e Jacuí, moradores de diversos bairros e localidades tiveram de ser retirados de suas casas. No momento mais crítico, o nível do Jacuí chegou à marca de 16 metros próximo à Praia dos Ingazeiros. Na noite de sexta-feira, 20, a Prefeitura decretou situação de emergência no município.
Neste domingo, 22, o rio começou a baixar, mas segue acima da cota de inundação e causando transtornos em diversos pontos da Cidade Histórica. Entre os pontos atingidos estiveram os bairros Higino Leitão, Passo da Areia e Camargo, além da Praia dos Ingazeiros e dos balneários Santa Vitória e Porto Ferreira.
LEIA TAMBÉM: Nível dos rios Taquari e Jacuí apresenta declínio
Publicidade
Imagens capturadas via drone no fim da manhã deste domingo mostram a dimensão das áreas que foram alagadas em Rio Pardo e os transtornos causados no município.



















Escolas
A subida das águas também causou problemas a escolas do município. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cebolinha, no Bairro Ramiz Galvão, teve de ser evacuada na sexta-feira. Móveis e eletrodomésticos foram retirados. Durante o fim de semana, a água chegou à parte interna da creche. Nesta segunda-feira, 23, dez escolas de Ensino Fundamental e duas creches terão aulas suspensas. Veja a lista:
- Emef Olavo Bilac
- Emef Casemiro de Abreu
- Emef Inês dos Santos Lisboa
- Emef Cassiano Silveira de Oliveira
- Emef Zamira do Amaral Lisboa
- Emef João Maria Corrêa
- Emef Vereador Rodolfo Iserhard
- Emef Manoel Alcides Cunha
- Emef Clemente Carlos Matte
- Emef João Francisco de Menezes
- Emei Cebolinha
- Emei Anjinho Sapeca
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade