Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

saúde

Gazeta apoia movimento que pede a manutenção da UTI mista em Santa Cruz

Forças da comunidade de Santa Cruz do Sul, por suas entidades e instituições, se manifestam diante da ameaça de fechamento da UTI Mista (neonatal e pediátrica) do Hospital Santa Cruz, que tantas vidas já salvou e outras tantas ainda irá salvar. Assim como no passado a cidade se mobilizou, no tempo da gestão de Sérgio Moraes na Prefeitura, de José Alberto Wenzel como secretário municipal da Saúde; e de Antônio Swarowski no Lions, para, com júbilo, assegurar essa estrutura, assim ela agora se ergue, com determinação e firmeza, para debater e discutir os meios de manter e viabilizar a Unidade.

E, naturalmente, não poderia haver qualquer questionamento quanto à implantação da UTI pediátrica em Venâncio Aires. Muito pelo contrário. Aquela comunidade igualmente faz por merecer tal melhoria. No entanto, isso jamais deverá significar que Santa Cruz fique privada daquela que há 25 anos a atende, como a Gazeta do Sul noticiou, traduzindo a mobilização comunitária: “Esforço coletivo garante a UTI”; “Em campanha sem precedentes, doações da comunidade levantaram unidade pediátrica”.

LEIA MAIS: Santa-cruzenses podem mostrar apoio à manutenção da UTI Mista

Houve quem já manifestasse que soa incompreensível Santa Cruz hoje testemunhar o governo do Estado acenar com a possível retirada de uma estrutura essencial, pela qual a cidade tanto lutou no passado. Significaria desfazer-se de uma infraestrutura na área da saúde, onde há sempre carência e cujas demandas têm sido colocadas ainda mais em evidência nos dias atuais. Não instalar uma estrutura numa cidade é uma coisa; mas, nesse caso, seria abrir mão de uma estrutura já existente. E com um agravante: isso ocorrer em uma cidade que tem um curso de Medicina, e justamente no hospital vinculado à universidade que oferece tal qualificação.

Por isso, a comunidade, por suas lideranças, se mobiliza, inclusive com campanha que vem sendo conduzida pelo vereador Henrique Hermany. E a esse esforço a Gazeta se une, com a expressão de todas as suas plataformas, no sentido de sensibilizar o governador Eduardo Leite e equipe, apelando para que o bom senso (presente em tantas decisões) prevaleça: a UTI precisa ficar em Santa Cruz!

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.