Esta edição da Gazeta do Sul chega com uma novidade. Após oito anos, o jornal impresso apresenta reformulação gráfica, que marca também os 80 anos da Gazeta, completados em janeiro deste ano. Acompanhando as tendências de estilo dos principais jornais do Brasil e do exterior, a nova Gazeta incorpora elementos contemporâneos, nova tipografia e recursos que facilitam a leitura.
A reformulação que passa a valer a partir deste sábado envolve todas as seções da Gazeta do Sul, como colunas e cadernos especiais, que agora incorporam padrão exclusivo que reforça a identidade da Gazeta.
O principal destaque dessa reformulação será percebido já na capa. A partir de agora, volta a ser utilizado o “Gazeta do Sul”, nome incorporado em 1957, quando a então Gazeta de Santa Cruz ampliou sua cobertura com abrangência regional. A tipologia adotada traz versão contemporânea da originalmente aplicada nos primeiros tempos do jornal.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Gazeta promove ação para novos assinantes na 40ª Oktoberfest
Além de salientar a identidade fortemente consolidada no mercado das comunicações, a proposta é fazer homenagem às oito décadas do jornal. “Aos 80 anos, a Gazeta tem uma trajetória marcante na comunidade e se moderniza para acompanhar os avanços da área das comunicações, sempre atenta ao seu público”, reforça o presidente executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Sydney de Oliveira.
A transformação gráfica é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses, em parceria entre a Agência Guideline, comandada pela publicitária Alessandra Bischoff Fischer, e a equipe de arte da Gazeta. Durante o processo, foram realizados testes de aplicação, análises e ajustes que culminaram no novo jornal que chega aos leitores neste sábado.
Publicidade
“Foi um trabalho construído a muitas mãos e, sobretudo, a muitos corações. Por meio dos elementos gráficos, buscamos resgatar o ‘por que começamos’ desse grupo tão relevante, reafirmando seu compromisso com a credibilidade, com o jornalismo regional e com as causas da comunidade. Ao mesmo tempo, procuramos expressar a conexão com o amanhã. Afinal, ao completar oito décadas, a Gazeta segue firme em suas raízes, mas de olhos voltados para o futuro”, explica a publicitária.
Segundo ela, a nova identidade visual simboliza essa trajetória de inovação que deu certo. “É uma história de evolução contínua, que mantém vivo o propósito de ser mais do que um grupo de comunicação: ser um verdadeiro aliado da sociedade.”
As melhorias também carregam o DNA da Gazeta quando o assunto é inovação e qualificação de produto. Nesse sentido, como salienta o diretor de Conteúdo Multimídia, Romar Rudolfo Beling, os colaboradores inspiram-se sempre no trabalho feito pelas equipes que os antecederam. “Muitas pessoas ajudaram a consolidar a marca da Gazeta ao longo de oito décadas. Hoje, temos o compromisso de honrar esse legado e de levar ele adiante”, frisa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta estará no Pavilhão Central da Oktoberfest
A dinâmica que acompanha o dia a dia da produção jornalística foi outro aspecto levado em conta. Para isso, a concepção do projeto se deu alinhada aos novos tempos, levando em consideração que o consumo da informação mudou. “Hoje, a leitura acontece no modo tradicional impresso, mas também no digital. A Gazeta tem avançado muito com as versões que podem ser lidas no celular, no tablet ou no computador. Há ainda uma preocupação com os conteúdos ampliados, que ficam disponíveis no Portal Gaz ou nas rádios”, complementa o editor executivo da Gazeta do Sul, Dejair Machado.
Pensando nesses aspectos, a equipe responsável pela reformulação gráfica, que contou com a participação do designer Márcio Machado e dos diagramadores Rodrigo Sperb, Paulo Meinhardt e Derli Gonçalves, propõe visual mais leve e agradável, facilitando a leitura.
Publicidade
Para proporcionar experiência mais imersiva, o leitor é direcionado a conteúdos extras e exclusivos no Portal Gaz. Aliás, em breve o próprio portal também vai ao ar com novidades visuais.
Mesmo com tantas inovações, um cuidado que se teve foi preservar a essência da Gazeta do Sul, respeitando seções, estilos e elementos consolidados entre o público leitor, que já está habituado com o jornal no seu dia.
LEIA TAMBÉM: Gazeta efetua reestruturação organizacional em sua equipe
Publicidade

Evolução
Desde a primeira edição da Gazeta de Santa Cruz em janeiro de 1945 até os dias de hoje, o jornal impresso acompanhou as transformações da sociedade em diferentes áreas, destacando-se por sua identidade característica.

Para cada época, a Gazeta teve um padrão visual, passando das edições em preto e branco para as páginas coloridas, o que foi possível graças ao parque gráfico, uma referência no interior do Estado. Nessa trajetória, a incorporação do Gazeta do Sul demonstrou o caráter regionalizado da cobertura na década de 1950.

O padrão visual que vinha sendo adotado até essa sexta-feira, 10, havia sido incorporado em 2017.
A partir deste sábado, as capas serão estampadas com o “Gazeta do Sul” com total destaque, como mostra a imagem em destaque abaixo.

LEIA TAMBÉM: Gazeta Grupo de Comunicações apresenta a nova edição da Revista de Santa Cruz
Forte expansão foi registrada nas últimas décadas
A volta do “Gazeta do Sul” para a capa, com tipologia bem definida e marcante, tem um sentido todo especial e um reconhecimento histórico. Nos primeiros anos, o jornal se chamava Gazeta de Santa Cruz, mas com o passar do tempo e diante de sua expansão com cobertura de caráter regional, a mudança reforçou a presença para além do solo santa-cruzense.

Conselho de Administração da Gazeta
Atual presidente do Conselho de Administração, André Jungblut teve uma importante participação na evolução da empresa. Na Gazeta há 49 anos, ele tem sua história de vida conectada ao jornal. A convite do seu sogro, Francisco Frantz, um dos fundadores da Gazeta, Jungblut esteve presente em diferentes fases da trajetória de oito décadas.
Foi sob sua gestão que a Gazeta expandiu a atuação com a inauguração das rádios (hoje são três emissoras em Santa Cruz, uma em Rio Pardo e uma em Sobradinho, onde circula o jornal semanal Gazeta da Serra). Além disso, merece destaque a criação da Editora Gazeta, a qual responde pela produção de anuários ligados ao agronegócio, com circulação nacional e internacional, e publicação de livros assinados por alguns dos principais nomes da literatura gaúcha.
LEIA TAMBÉM: André Luís Jungblut: “Informar com credibilidade é a missão da Gazeta”
“Uma vontade permanente de renovação”, frisa Marcelo Rech

O presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), o jornalista Marcelo Rech, natural de Santa Cruz do Sul, manifestou-se sobre a adoção de novo projeto gráfico e sobre a homenagem que a Gazeta receberá na segunda-feira em Brasília:
“A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta a sua satisfação em ver um de seus mais tradicionais associados, a Gazeta do Sul, fazer neste final de semana uma modificação de grande relevância. É o redesenho de um jornal tradicional do Rio Grande do Sul, que atende a uma comunidade extremamente relevante, a do Vale do Rio Pardo, a partir de Santa Cruz do Sul; um jornal com uma tradição de 80 anos, mas com os olhos postados no futuro”, avalia.
Nesse sentido, segundo ele, a ANJ saúda, e celebra junto com todos os leitores a reformulação. “Isso significa uma vontade permanente de renovação, de se reinventar, de não se conformar, digamos assim, com os louros da tradição adquirida ao longo dessas oito décadas de relacionamento com a comunidade.”
Para Rech, não é por acaso que nesta segunda-feira a Câmara dos Deputados vai prestar homenagem à Gazeta para celebrar suas oito décadas. “Quando uma empresa comemora 80 anos, a comunidade também pode celebrar, porque se trata realmente de uma grande conquista. Parabéns, e um grande futuro, uma visão de futuro permanente para toda a equipe, todo o time, toda a direção, todos os colaboradores da Gazeta!”
RELEMBRE: Linha do tempo: a trajetória de 79 anos da Gazeta do Sul
Algumas mudanças
O nome da Gazeta do Sul volta a aparecer em destaque na capa, preservando o azul que é uma marca registrada.
- Na capa, consta um QR Code que facilita o acesso ao Portal Gaz.
- Linhas horizontais ajudam a destacar o slogan: “RELEVANTE. REGIONAL. ESSENCIAL. DE VERDADE”.
- Nova tipologia com novos elementos gráficos e espaçamentos que facilitam a leitura.
- Nas páginas, o espaçamento entre as colunas ganha recuos que contribuem para suavizar o visual.
- Quadros explicativos e tabelas incorporam novos padrões visuais.
- Adoção de cores diferenciadas e novo perfil dos cadernos especiais.
LEIA TAMBÉM: Soberanas da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz visitam a Gazeta
Relevante. Regional. Essencial. De verdade
A partir deste sábado, outra mudança estará presente nas campanhas institucionais da Gazeta Grupo de Comunicações, que incorpora um novo slogan. Baseado em pilares que são a essência da Gazeta do Sul e dos demais veículos que integram o grupo, o texto é fruto de uma evolução e do compromisso assumido perante a comunidade.
A destacar a palavra RELEVANTE, a mensagem reforça o quanto o jornalismo da Gazeta do Sul faz a diferença no dia a dia de milhares de pessoas, justamente porque tem sua importância ao divulgar fatos, acontecimentos, desafios ou conquistas de Santa Cruz e dos demais municípios do Vale do Rio Pardo, ou seja, REGIONAL. E ao destacar o aspecto ESSENCIAL, reafirma-se o papel dos veículos de comunicação em diferentes momentos ao divulgar aquilo que realmente importa, independentemente da situação. E sempre com o compromisso de levar a VERDADE.
Apresentada para o time de colaboradores em um evento interno na quarta-feira, a nova campanha que se torna pública neste fim de semana sintetiza uma evolução que acompanha a trajetória de oito décadas da Gazeta do Sul. “O conceito adotado representa tudo aquilo foi, é e continuará sendo feito diariamente pela Gazeta”, reforça o presidente executivo, Sydney de Oliveira.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!