Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BENNO KIST

Gratidão (acima de tudo e apenas)

Na passagem de mais um Natal e no final de mais um ano, vem à mente uma placa que vejo há algum tempo na entrada de uma residência, destacando: Recanto da Gratidão. Mesmo sem a mesma placa, é o que busco transmitir de fato na minha morada e em todos os recantos por onde ando. Pois, penso tratar-se de uma das maiores virtudes humanas, que advém do amor, que, por sua vez, encontra-se no mínimo nesse mesmo nível e provém do ser superior a todos, que de forma simples se revela ao mundo e renasce entre nós, como o maior presente que recebemos.

Os próprios presentes dados entre as pessoas nesta época são sinais de gratidão aos que são importantes na vida de cada um, e se tornam ainda mais significativos quando acompanhados da “presença” junto à vida das pessoas, de uma forma ou outra. Já não se recebe mais tantas mensagens, às vezes um tanto automáticas, como ocorria em outros tempos, mas o que importa mesmo é tornar efetiva a transmissão do melhor sentimento, e não só neste período.

LEIA TAMBÉM: Orgulho local

Publicidade

Vale lembrar algumas dessas expressões mais vinculadas a este sentimento de gratidão, por vezes repetidas sem a devida reflexão, mas que merecem a nossa melhor atenção. Dizem, por exemplo, que o Natal é época de agradecimento por tudo o que foi vivido no ano e por estar vivenciando este momento. É o momento perfeito para agradecer a Deus por todas as graças alcançadas – pela saúde, pelo trabalho, pelo alimento, não só para si, mas para todos que estão ao seu redor. Por isso mesmo, é tempo de ser grato por todas as pessoas que cruzaram o nosso caminho, além das que se importam conosco.

É preciso ser grato até pelas adversidades sempre presentes em nossa vida, entendendo que elas têm algo a nos ensinar e inclusive um poder para nos fortalecer. Precisamos viver em contínua ação de graças e saber dizer um obrigado sincero, que torna nosso coração mais sensível e carinhoso, mesmo porque um coração grato e cheio de amor é um coração pronto para viver o Natal, como evidenciam outras mensagens. E, acima de tudo, devemos sempre agradecer pela vida, que tem nos dado tanto, como diz a conhecida canção de Mercedes Sosa. Agradecer pela vida que estamos vivendo e pelas novas vidas que vêm fazer parte deste mundo (aqui saúdo a mais uma neta, a Laura, que veio nos alegrar neste mês).

LEIA TAMBÉM: Orgulho nacional

Publicidade

É importante também expressar gratidão por viver em um lugar tão bom e belo quanto a nossa terra e com pessoas que tão bem fazem à nossa vida. Reconhecimento pela natureza que nos cerca, pelas árvores que nos dão sombra e ar mais puro, pelas plantas e flores que embelezam nosso ambiente. Até a enfeitada árvore de Natal deve ser louvada, como faz o canto Tannenbaum, um dos entoados nesses dias por nosso Coral da Afubra e que exalta seu vigor natural, com seu verde que persiste, a nos dar alegria, esperança, coragem e força em todos os momentos.

Permanecendo no terreno das canções, é oportuno evocar a música Gratidão Apenas, da Banda Eva, ao propor: “Que todo pensamento seja positivo, seja leve, doce e faça sentido – Gratidão apenas – Viva com a certeza de que tudo vale a pena”.

E que ela seja constante no novo ano que vai nascer, para que valha a pena viver.

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE BENNO KIST

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.