Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIÃO

Imagem do padroeiro volta à Igreja São José após restauração

Foto: Alencar da Rosa

Integrantes da diretoria da paróquia e o devoto Egon Schneiders, junto à imagem

Após dois meses, a imagem de São José volta restaurada à igreja localizada na Rua São José, em Santa Cruz do Sul. A cerimônia de entronização acontece nesta sexta-feira, 19, às 19 horas, e será presidida pelos padres Jolimar Márcio Lemos da Silva, Ezequiel Perin e Roni Fengler.

A data marca o Dia de São José, a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria. Trata-se de um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo, considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. O evento contará com presença restrita de público – apenas 30 pessoas poderão participar da missa, mediante agendamento prévio. Haverá transmissão pelas redes sociais da Igreja.


Em janeiro, a estátua de cimento medindo 1,57 metro foi encaminhada para restauração no Mosteiro da Santíssima Trindade, das monjas beneditinas, localizado em Linha Travessa, no interior de Santa Cruz. O retorno à igreja ocorreu na última terça-feira. Fixada em um pedestal construído em frente ao templo, a imagem ganhará ainda uma estrutura de vidro, que servirá como proteção contra a ação do tempo. Uma ornamentação também será feita.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: cortejo marca encerramento da 145ª Festa de São Sebastião Mártir

A restauração, no valor de R$ 1,4 mil, foi custeada pelo sócio da igreja e devoto Egon Schneiders, de 71 anos. Agradecido por uma bênção alcançada, o aposentado conta que o santo o ajudou no momento em que ele mais precisava. “Tive muitos problemas pessoais, que não tinham solução. Eu estava no poço, só chorava, mas recuperei a minha vida. Renasci com um milagre, fui abençoado e fiz a promessa. Agora foi a vez de cumpri-la, o que fiz com muito orgulho e devoção”, afirma.


O vice-presidente da Comunidade São José, Irineu Eidt, evidencia a importância de restaurar a imagem em um período tão decisivo. “Ela estava exposta ao tempo, já com a pintura descascando e bastante danificada. E como o Papa declarou São José patrono da igreja Católica neste ano, temos muito que festejar e louvá-lo”, ressalta. Eidt avisa que o almoço em comemoração à data, que seria realizado neste sábado, dia 20, pelo formato drive-thru, foi transferido para 10 de abril.

Celebrações

Nos próximos dias, diversas cerimônias religiosas serão realizadas em louvor ao padroeiro. A primeira delas ocorrerá nessa sexta, Dia de São José. Na ocasião, haverá a Bênção da Saúde e inauguração da estátua a partir das 19 horas.

Publicidade

No sábado haverá Bênção da Família, às 18h30, e no domingo a Bênção do Trabalho, às 9 horas. As cerimônias ocorrerão com número restrito de público, e a participação deve ser confirmada mediante agendamento prévio pelo telefone 3713 3604.

LEIA TAMBÉM: Mudanças na Igreja Católica em 1965 aproximaram fiéis

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.