Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

retomada econômica

Incentivos a empresas impulsionam geração de emprego no Estado, diz secretário

Em agosto, o Rio Grande do Sul completou o oitavo mês com alta no número de vagas formais de emprego. Somente em agosto, foram criadas 11.801 oportunidades “de carteira assinada” no Estado. Ao longo deste ano, o acumulado já chega a 118 mil novos postos de trabalho. Esses dados foram apresentados pelos secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, no programa Radar, da Rádio Gazeta 107,9, na última sexta-feira 1º. Segundo ele, outra informação importante é que, em 2021, há um saldo positivo de 105 mil empresas abertas em solo gaúcho.

De acordo com Brum, o Estado tem papel fundamental nesse desenvolvimento. “Meu pai já falava: se o governo não ajuda, que pelo menos não atrapalhe. Mas, nesse caso, o governo tem ajudado, temos nove leis de incentivo”, comentou. Para ele, há muita coisa sendo elaborada com foco na retomada econômica, em especial das micro e pequenas empresas. “São as que mais geram emprego e que apresentam resultados mais rapidamente”, apontou.

LEIA MAIS: Taxa de desemprego fica em 13,7% no trimestre até julho, revela IBGE

Entre os incentivos destacados por Brum está a extinção da Diferencial de Alíquotas (Difal), também conhecido como “imposto de fronteira”, sancionada em abril deste ano. “Isso beneficia, principalmente, as empresas que optam pelo Simples Nacional”, explicando que esse imposto era de 6% sobre a compra de produtos feitos fora do Rio Grande do Sul.

Outro ponto citado pelo secretário, que passará a valer a partir do ano que vem, é a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Esperamos um impacto grande”, afirmou. Brum relatou que o índice de ICMS da gasolina, da energia elétrica e da telefonia, passará de 30% para 25%, no passo em que a alíquota geral cairá de 17,5% para 17%. “Os investidores já percebem um ambiente muito favorável no Rio Grande do Sul para empreender e gerar renda”, finalizou.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

LEIA MAIS: Micro e pequenas empresas lideram geração de novos empregos em julho

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.