Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Inclusão de novos grupos na vacinação contra a Covid-19 ainda depende do Estado

Foto: Rafaelly Machado

O ritmo de avanço da vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul vem chamando a atenção e motivando questionamentos à Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) por parte da população. Enquanto outros municípios da região – como Venâncio Aires – vêm incluindo novos grupos prioritários e já vacinam inclusive pessoas sem comorbidades pelo critério da idade, em Santa Cruz essa ampliação ainda não ocorreu. Conforme a secretária de Saúde, Daniela Dumke, a decisão não cabe à Prefeitura, mas depende de uma diretriz emitida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A secretária explicou que o Município não tem autonomia para tomar esse tipo de iniciativa. “Eu não posso fazer nada sem ter essa CIB primeiro. Nós já ampliamos a vacinação, conseguimos imunizar professores, presidiários e população em situação de rua. Eu poderia partir agora para as idades, tendo um quantitativo de vacinas, se a CIB me permitir. Eu dependo exclusivamente do que a CIB me permite fazer.” Daniela ressaltou que, mesmo havendo doses no estoque, a vacinação não pode ser expandida sem que haja uma autorização para isso.

LEIA MAIS: Região recebe mais 10.674 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta

Publicidade

“Nós sabemos que as pessoas ficam ansiosas pela vacina, mas graças a Deus Santa Cruz tem mantido exatamente o que pede a CIB. Tenho a tranquilidade de dizer que nós não fizemos nada sem estar dentro da CIB. Não posso responder por outros municípios, eu respondo pelo meu, e nós estamos seguindo as orientações”, reforçou Daniela Dumke. A secretária aguarda agora uma nova resolução para saber quais grupos serão inclusos e quantas doses serão necessárias para imunizá-los.

Em relação à velocidade das aplicações, Daniela Dumke salientou a grande capacidade que Santa Cruz do Sul possui para imunizar com rapidez a população. “Eu tenho convicção e orgulho de dizer que a nossa capacidade de vacinação é muito ágil, mas eu preciso ter um quantitativo de vacinas que me ampare para a gente poder abrir um grupo”, disse. Ela relembrou que entre segunda, 31, e quarta-feira, 2, todos os professores e demais trabalhadores da Educação foram vacinados no município.

Nesta sexta-feira, 4, o governo do Estado vai distribuir mais 395 mil doses de vacinas contra a Covid-19 – 357 mil da Covishield/ Fiocruz e 38 mil da Pfizer. Os imunizantes estão estocados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde pretende retirar o lote de 10.674 doses (confira a divisão na tabela) destinado ao Vale do Rio Pardo logo nas primeiras horas da manhã, de modo que até o início da tarde as doses já estejam em Santa Cruz para encaminhamento aos demais municípios da região.

Publicidade

LEIA MAIS: Vacinação diminuiu o número de óbitos por Covid-19 em Santa Cruz, diz relatório

Santa Cruz terá vacinação para 58 e 59 anos sem comorbidades neste sábado

Com a publicação da nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na noite dessa quinta, 3, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul definiu os novos grupos que serão vacinados já a partir deste sábado, 5. Conforme a secretária de Saúde, o Município estava aguardando as orientações para definir como realizar a imunização.

Publicidade

“Não havia como avançar na vacinação sem esta definição. Além disso, o número de doses também não era suficiente para iniciar novos grupos. Com a resolução e a previsão de chegada de um novo lote nesta sexta, poderemos retomar a imunização já no sábado”, completa.

LEIA MAIS
Santa Cruz começa a vacinar pessoas de 58 e 59 anos sem comorbidades neste sábado
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.