O Brasil será representado na chave feminina de Wimbledon apenas por Beatriz Haddad Maia. Nesta terça-feira, 24, Laura Pigossi, a única brasileira em disputa no qualifying, foi eliminada logo na estreia. A medalhista olímpica não resistiu à canadense Bianca Andreescu, campeã do US Open de 2019, e foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, em apenas 1h05.
Laura não conseguiu conter o estilo agressivo da adversária, ex-número quatro do mundo e atual 147ª do ranking. Andreescu disparou 27 bolas vencedoras ao longo dos dois sets e só cedeu três games à brasileira, medalhista de bronze na chave de duplas na Olimpíada de Tóquio, em 2021.
LEIA MAIS: Com vaga de última hora, Luisa Stefani e Thiago Wild caem na estreia nas duplas mistas em Paris
Publicidade
Número 2 do Brasil e 201ª do mundo, Laura era a única brasileira na disputa do qualifying, a fase preliminar do Grand Slam britânico. Ela precisaria vencer três partidas para entrar na chave principal do tradicional torneio londrino. Bia Haddad será a única representante nacional na chave feminina, classificada via ranking.
No masculino, João Fonseca é o único assegurado pelo ranking. Felipe Meligeni busca reforçar o time nacional na chave principal, após vencer o primeiro jogo na fase preliminar, na segunda-feira. Ele precisa vencer mais dois jogos para “furar” o quali. Thiago Monteiro e Thiago Wild foram eliminados na estreia.
LEIA MAIS: Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistam primeira medalha olímpica do tênis brasileiro
Publicidade
Bia Haddad avança em Bad Homburg
Cada vez mais à vontade na grama, Beatriz Haddad Maia arrasou a americana Ashlyn Krueger em sua estreia no WTA 500 de Bad Homburg, nesta terça-feira. A brasileira dominou a 31ª do mundo do começo ao fim e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em apenas 1h10 de confronto, na Alemanha.
A número 1 do Brasil exibiu boa adaptação à grama e confiança renovada, apesar dos resultados recentes no piso, em sua preparação para Wimbledon, que começa no dia 30. Nas últimas semanas, Bia sofreu duas derrotas de virada, na segunda rodada em Queen’s e na estreia em Nottingham, ambos os torneios na Inglaterra. A reação veio com o título de duplas no último torneio, no fim de semana.
LEIA MAIS: Bia Haddad se despede na estreia em Roland Garros
Publicidade
Na grama de Bad Homburg, Bia agora vai enfrentar a ucraniana Elina Svitolina, atual 14ª do mundo, pelas oitavas de final. As duas tenistas nunca se enfrentaram no circuito.
Apesar de estar vindo de duas duras derrotas de virada em chaves de simples nas últimas semanas, Bia Haddad entrou em quadra nesta terça com a confiança renovada. Isso porque a brasileira foi campeã em duplas em Nottingham, ao lado da alemã Laura Siegemund no domingo. E manteve o embalo em sua estreia em simples em Bad Homburg.
LEIA MAIS: Bia Haddad retorna ao top 10 do ranking da WTA
Publicidade
Contra a número 31 do mundo, a número 1 do Brasil fez um primeiro set quase impecável. Faturou duas quebras de saque em quatro oportunidades e salvou um break point para sustentar seu serviço ao longo da primeira parcial.
O segundo set começou no mesmo ritmo. Bia se impôs no saque de Ashlyn Krueger logo no início e abriu vantagem. Em situação tranquila, a brasileira sacou para fechar o jogo, porém sofreu sua única quebra no jogo e desperdiçou a oportunidade. Sem se abalar, ela manteve a concentração para selar a vitória no seu game seguinte de saque, em seu terceiro match point.
LEIA MAIS: Bia Haddad sai fortalecida para reta final do ano após título em Seul
Publicidade
Luisa Stefani avança às quartas nas duplas
Luisa Stefani também estreou com vitória no WTA 500 de Bad Homburg, na Alemanha. Jogando a chave de duplas ao lado da húngara Timea Babos nesta terça-feira, a brasileira venceu a equipe formada pela britânica Olivia Nichollls e a eslovaca Tereza Mihalikova por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/4).
Com o resultado, Luisa e Babos avançaram às quartas de final do torneio de grama. A dupla volta à quadra na quarta-feira, 24, por volta de 7h40 (horário de Brasília), buscando uma vaga nas semifinais contra a norueguesa Ulrikke Eikeri e a japonesa Makoto Ninomiya.