Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Evento

Língua e cultura alemã são debatidas em Linha Santa Cruz

Foto: Bruno Pedry

A promoção é da comissão organizadora dos festejos dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul

Um encontro para recordar e debater temas associados à imigração alemã para Santa Cruz do Sul. Este é o motivador de um evento que ocorre nesta terça-feira, dia 3, na sede do Rotary Club Santa Cruz do Sul – Cidade Alta, em Linha Santa Cruz. Desde as 19h30, em torno de 50 pessoas estão reunidas para ouvir o professor Jorge Luiz da Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); a professora e escritora Lissi Bender e a candelariense Deise Steil, radicada na cidade de Gießen, na Alemanha. A promoção é da comissão organizadora dos festejos dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, cuja data transcorre em 19 de dezembro.

O coordenador da comissão, Paulo Affonso Trinks, ao abrir a atividade, lembrou que o propósito era discutir história e herança cultural. “Quem veio, por que veio, quem eram, quais eram as suas formações, seus anseios, o que trouxeram, qual o legado. São muitos os temas que pretendemos discutir aqui nessa noite”, informou a professora Lissi. E Jorge Luiz da Cunha fez uma ampla explanação sobre as circunstâncias, no Brasil e na Europa, bem como no Rio Grande do Sul em específico, que cercaram a época da vinda dos imigrantes.

A atividade ainda serviu como ocasião para o lançamento de um programa de encontros mensais para cultivo da língua e da cultura alemã, e para firmar a intenção da concretização de uma entidade ou comissão permanente voltada a esse fim. Lissi trouxe para o encontro exemplares do Weinachtstollen, a popular cuca natalina alemã, uma tradição que, segundo ela, vem desde a época da Idade Média, e que os presentes puderam saborear ao final, para coroar as atividades da noite.

O coordenador da comissão lembrou que o propósito era discutir história e herança cultural

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.