Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

espiritualidade

Madre Paula, que vive no Mosteiro da Santíssima Trindade, ganha livro que narra suas vivências 

Foto: Rodrigo Assmann

Cléo (à esquerda) e madre Paula, que foi presenteada por um livro sobre suas vivências

Cléo (à esquerda) e madre Paula, que foi presenteada por um livro sobre suas vivências

Madre Paula Ramos, que vive no Mosteiro da Santíssima Trindade, em Santa Cruz do Sul, tem sua vida contada em livro. A responsável pela obra é a romancista Cléo Agbeni Martins, que fará o lançamento de A menina protetora das formigas, biografia romanceada e memórias de madre Paula Ramos OSB, no próximo dia 19. O evento será aberto ao público e ocorrerá no mosteiro, a partir das 19 horas.

A romancista paulistana, natural de Pinheiros, conta que a ideia do livro surgiu devido à riqueza da vida de madre Paula. Cléo afirma que um de seus objetivos era contar sobre a existência de quase 95 anos dela, que serão completados em abril. “Sendo uma benedita, ela é por excelência polivalente, porque tem uma experiência muito rica”, destaca. 

LEIA TAMBÉM: Monte Alegre adia escolha da Rainha do Balneário para 2026; saiba o motivo

Publicidade

Cléo relembra que conheceu madre Paula quando residiu por oito anos no Mosteiro da Santíssima Trindade, de 2008 a 2015. Madre Paula viveu em vários mosteiros e chegou inclusive a fundar um, sendo a grande obra da vida dela, segundo a escritora. “Eu gostaria de ter mais vidas para poder escrever mais sobre ela. O livro é um esboço.” 

Em relação à produção do livro, a escritora diz que sua pesquisa nasceu dos anos de companheirismo e vivências com madre Paula, que sempre foi muito próxima. Perguntada sobre a motivação para a escrita da obra, a autora ressalta com firmeza que “o que não se registra, o vento leva”. Cléo espera que os leitores tomem gosto pela leitura de seu livro e que a história seja apreciada por essa e pelas próximas gerações.

Arquiabade virá para o lançamento

Irmã Roberta Peluso de Oliveira mostra o andamento da obra da igreja do Mosteiro da Santíssima Trindade, em Linha Travessa
Irmã Roberta Peluso de Oliveira mostra o andamento da obra da igreja do Mosteiro da Santíssima Trindade, em Linha Travessa

 O livro A menina protetora das formigas é realização da Metanoia Editora, do Rio de Janeiro. Possui 195 páginas e estará à venda por R$ 52,00. A atividade de lançamento, dia 19, deve trazer a Santa Cruz o presbítero católico, historiador e escritor carioca Emanuel d’Able do Amaral OSB, arquiabade da Ordem de São Bento (daí o OSB) e acadêmico de diversas entidades culturais. Aos 67 anos, ele está vinculado ao Mosteiro de São Bento, em Salvador, na Bahia.

Publicidade

Segundo Cléo, seu direito autoral será destinado ao mosteiro, para a obra da igreja do complexo, que está sendo realizada. “A igreja vai aproximar a comunidade do mosteiro. Vai dar muitas divisas para Santa Cruz, não é só algo religioso”, diz.

LEIA TAMBÉM: Nova indústria de perfumaria e cosméticos se instala em Vera Cruz

Além do livro sobre madre Paula, Cléo possui outras 18 obras, destacando-se os romances As ayabás do rei (2017), o remake de Ao sabor de Oyá (2020) e A travessia (2023). Também destaca-se pela trilogia de memórias A cruz, a espada e o agogô (2016), O tempo de Xangô é agora e para sempre (2019) e Asiwaju, memórias do terreiro baiano em Santana de Parnaíba (2021). Em 2018 lançou a biografia romanceada Garibaldi, o gaúcho vendedor: causos, anjos e peleias. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.