Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SÍMBOLO DE SANTA CRUZ

Mais de 200 propagandas utilizam imagem da Catedral São João Batista, revela pároco

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Iniciada em junho do ano passado, a campanha Abrace a Catedral somou, até 31 de março, arrecadação de R$ 537.755,64, dos R$ 6,2 milhões definidos como meta para a realização da obra de restauro da estrutura turística que é referência para Santa Cruz do Sul. O balanço das doações e dos trabalhos já realizados foi apresentado em sessão especial da Câmara de Vereadores, na tarde dessa segunda-feira, 15.

O pároco da Paróquia São João Batista, Rodrigo Hillesheim, destacou a importância do templo, que é o maior em estilo neogótico da América Latina, o 10º no mundo e o 18º entre todos os conjuntos católicos, do Brasil. “A marca é utilizada em material de publicidade; mais de 200 propagandas foram identificadas utilizando a imagem da catedral”, ressaltou. “É símbolo de Santa Cruz e usada por empresas e negócios, em seu material, mas quase nunca há uma contrapartida com recursos”, acrescentou o padre, ao reforçar a importância da doação de empresas para a campanha.

LEIA MAIS: Campanha por revitalização da Catedral realiza atividades para garantir recursos

Publicidade

Para facilitar a captação em diferentes tipos de fontes, a comissão de restauro conseguiu a mudança burocrática, com alteração do estatuto, que era ligado à entidade religiosa e agora aparece também como atrativo turístico e cultural, além da troca do objeto do CNPJ, que teve o mesmo propósito. O presidente da comissão, Paulo Roberto Habekost, adiantou que são encaminhados projetos para busca de recursos via Lei de Incentivo à Cultura do Estado e, em Brasília, da Lei Rouanet. “Dividimos o trabalho em fases para gerenciamento e realizar conforme a disponibilidade de recursos”, explicou na Câmara.

O padre Hillesheim frisou que a comunidade de Encantado, no Vale do Taquari, esforçou-se para construir o Cristo Protetor; Canela e Venâncio Aires têm igrejas que são atrativos turísticos e religiosos. “Não precisamos construir novo monumento religioso, em Santa Cruz. Aqui nós temos a Catedral”, concluiu.

Paulo Roberto Habekost e padre Rodrigo Hillesheim falaram ontem para os vereadores | Foto: Jacson Stülp

LEIA MAIS: Arrecadação para restaurar a Catedral chegou a 8% em dezembro; veja o que está previsto

Publicidade

Como ajudar

As doações, em qualquer valor, podem ser encaminhadas via chave Pix para [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo e-mail ou pelo telefone (51) 3711 3622.

Etapas

As obras de restauro foram divididas em duas partes e cada uma delas, em fases, que são colocadas em prática de acordo com o orçamento disponível.

  • Parte 1: pinturas e superfícies
    • Fase 1: portas internas e externas (concluída)
    • Fase 2: paredes, forro e pilastras no altar
    • Fase 3: paredes, forro e pilastras na nave central
    • Fase 4: paredes e pilastras (coro)
    • Fase 5: escada de madeira (acesso ao mezanino) – concluída
    • Fase 6: paredes externas
    • Fase 7: passarelas, calhas, funis e telhado
    • Fase 8: paredes externas (lavagem)
    • Fase 8.1: paredes externas impermeabilização
  • Parte 2: readequação do sistema elétrico
    • Fase 1: projeto elétrico da subestação (concluída)
    • Fase 2: planta elétrica
    • Fase 3: projeto luminotécnico

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.