Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LISSI BENDER

Margarete Steiff – superação e empreendedorismo no século XIX

Muito do que conheci na Alemanha, em minhas idas para pesquisa e estudo, devo a pessoas especiais que a vida colocou em meu caminho. Entre elas – Deisi Steil e Dieter Becker. Em sua companhia pude vivenciar lugares especiais, como o Mosteiro da Santa Hildegard von Bingen; a montanha Herzogstand e o museu Franz Marc, na região pré-alpina junto ao lago Kochel e o mosteiro beneditino de Benediktbeuern; Em Marburg me levaram a conhecer a Elisabethskirche, a lenda das rosas da santa Elisabeth e o museu de pedras preciosas que mantém um espaço exclusivo para pedras do Rio Grande do Sul.

Mas hoje desejo contar a história da vida da criadora do ursinho de pelúcia que conheci em uma visita com Deisi e Dieter ao museu Steiff, em Baden-Württemberg, na cidade de Giengen, às margens do rio Brenz (que deságua no Danúbio). O lugar é conhecido como berço do ursinho. O museu foi inaugurado em 2005 e apresenta a história do ursinho de pelúcia Steiff, e de outras criações, de forma muito ilustrativa e interativa.

LEIA MAIS: Onde está o ano feliz? Wo ist das glückliche Jahr?

Publicidade

Margarete Steiff nasceu em 24 de julho de 1847, em Giengen. Quando contava apenas 18 meses de idade, ela foi acometida de poliomielite, o que a confinou a uma cadeira de rodas para o resto da vida. Sua família era pobre e não houve o que a curasse. Margarete era detentora de uma imensa energia de perseverança e muito talentosa. Apesar de sua mão direita também ter sido afetada, aprendeu a costurar, conseguiu frequentar a escola com a ajuda de seu irmão que a levava diariamente ao educandário, numa carrocinha improvisada.

Em 1877 abriu uma pequena lojinha – produzia e vendia artigos de feltro. Com os retalhos de tecido confeccionava pequenos elefantes, para serem usados como alfineteiros e costumava dá-los de presente a crianças. Os elefantinhos caíram no gosto dos pequeninos e Margarete teve de produzir mais e mais. Assim, a produção crescente motivou a criação de uma pequena fábrica o que a fez contratar seus sobrinhos, entre eles Richard Steiff.

LEIA TAMBÉM: Enquanto o ano finda

Publicidade

O ursinho de pelúcia foi criado em 1902, com membros articulados e feito com lã (vide imagem do ursinho original). Naquele ano, a criação foi apresentada na feira de Brinquedos de Leipzig. Lá um comerciante americano se encantou com o ursinho e encomendou 3 mil unidades. Esse foi o início da conquista mundial do ursinho de pelúcia. Foi batizado com o nome Teddybär, em homenagem ao presidente americano Theodore Roosevelt que, durante uma caçada, havia se negado a atirar num urso amarrado. Foi uma charge no Washington Post que retratava Roosevelt com o urso que motivou o nome Teddybär.

A partir dessa grande encomenda americana, Margarete Steiff fundou a empresa Steiff, junto com o sobrinho e liderou a produção dos primeiros animais de pelúcia, principalmente do urso de pelúcia. O sucesso mundial do Teddybär e de sua empresa ela não chegou a vivenciar por muito tempo – faleceu em 9 de maio de 1909.

LEIA MAIS: Um Natal, duas culturas

Publicidade

Margarete Steiff é um exemplo de superação – de uma pioneira do empreendedorismo feminino. Isso em um tempo em que o mundo dos negócios era dominado pelos homens. Suas criações realizaram os sonhos de muitas crianças e o ursinho de pelúcia Steiff continua presente na vida de muitas. Sua trajetória singular de vida pode ser vista num filme emocionante; sua perseverança é motivadora para a vida. O filme Margarte Steiff pode ser visto no Youtube.

LEIA MAIS TEXTOS DE LISSI BENDER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.