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José Borowsky

Memória: na cabeça do consumidor

O leitor Emigdio Engelmann, que possui coleção das antigas revistas Cruzeiro e Manchete, nos  encaminhou fotos de propagandas que saíam nessas publicações. Separamos algumas para compartilhar na coluna.

As bicicletas Monark, que nasceram em 1948 em São Paulo, foram extremamente populares no Brasil e as mais desejadas pelos consumidores. Nas décadas de 1950/60, eram vendidos 2 milhões de unidades por ano.

Uma revolução na moda surgiu em 1956, quando as mulheres começaram a usar calças compridas. A Alpargatas, que fabricava as calças far-west para os homens, não perdeu tempo e lançou os modelos femininos. Feitas com  o famoso Brim Coringa, inspiradas nas calças que os cowboys vestiam nos filmes de faroeste (far-west), tornaram-se uma coqueluche nas décadas de 60 e 70.

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Os leitores também devem lembrar das canetas-tinteiro que existiam antes das esferográficas. Quando a tinta acabava, bastava reabastecer. Em muitas mesinhas das salas de aulas havia um local próprio para encaixar o tinteiro, para evitar que virasse sobre os cadernos. A Johan Faber, subsidiária da alemã Faber Castell no Brasil, fazia concorrência direta com a americana Parker e com a japonesa Pilot.

Quem aparecia muito na mídia eram as salsichas Swift, criadas em 1853 pelo americano Gustav Swift. A empresa abriu fábricas em todas as partes do mundo, inclusive no Rio Grande do Sul. Gustav também teria tido a ideia de colocar  a salsicha no meio do pão, vindo daí o famoso cachorrro-quente, que impulsionava o consumo do seu produto.

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