Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CORONAVÍRUS

Ministro da Saúde diz que autotestes não serão distribuídos pelo SUS

Nesta quinta-feira, 27, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os autotestes de Covid-19 não serão distribuídos gratuitamente para a população, mas ficarão disponíveis nas farmácias para “a sociedade que tiver interesse em adquirir”. Porém, a distribuição de autotestes no país depende de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o ministro, os autotestes vão facilitar o acesso ao teste de Covid-19 e, com isso, será possível “um acompanhamento adicional do ritmo da pandemia”. No dia 19 de janeiro, a Anvisa decidiu, por quatro votos a um, adiar a decisão de autorizar ou não o autoteste no Brasil, e pediu mais dados para o Ministério da Saúde. O pasta afirmou que já foram enviadas as informações. A reunião da diretoria colegiada do órgão para deliberar sobre o assunto está marcada para esta sexta-feira, 28, às 10 horas.

Vacinação em crianças

Também nesta quinta, Queiroga minimizou uma publicação do Ministério da Saúde que voltou a pedir que os pais “procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”. “Não é uma imposição, é uma recomendação. A campanha de vacinação está indo bem. É uma adesão satisfatória, não só em relação a essa faixa etária, mas em relação às outras”, disse.

Ainda sobre o processo de imunização contra o coronavírus no Brasil, Marcelo Queiroga disse que a pasta quer avançar na aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina, especialmente nas regiões onde a cobertura está mais baixa. “O Brasil é um país continental e há uma heterogeneidade entre os estados. É importante que a gente siga de uma maneira mais homogênea para proteger contra a variante”, defendeu Queiroga.

LEIA TAMBÉM: “Se eu pegasse a doença, poderia contaminar outras pessoas”, diz jovem vacinada

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.