Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

BRASILEIRÃO

Grêmio perde para o Bahia e piora ainda mais sua situação na tabela

Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

O Grêmio vai precisar de um milagre nas próximas rodadas do Brasileirão para escapar da Série B do ano que vem. Em confronto direto na briga para escapar do rebaixamento, o time gaúcho foi derrotado por 3 a 1 pelo Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, e está a quatro pontos do primeiro time no Z-4, com um jogo a mais que seus concorrentes.

Matheus Bahia e Raí marcaram para o Bahia na primeira etapa, na noite desta sexta-feira, 26. O Grêmio descontou com Thiago Santos na segunda etapa, mas Daniel fez o terceiro gol do Bahia, resultado que complica ainda mais o Grêmio na tabela, agora a quatro pontos de sair da zona do rebaixamento e com três jogos para cumprir, um jogo a menos do que seus concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento.

O Tricolor gaúcho ainda enfrenta o São Paulo, na próxima quinta-feira, dia 2, na Arena, o Corinthians, fora de casa, dia 5, e o Atlético Mineiro na última rodada, dia 9, na Arena, em Porto Alegre.

PRIMEIRO TEMPO

O Bahia começou o jogo indo para cima do Grêmio. A equipe também briga contra o rebaixamento e tratou de buscar os gols ainda no início. E a pressão deu certo, em cerca de meia hora, a equipe da casa já ganhava por 2 a 0.

Aos 12 minutos, Matheus Bahia abriu o placar após falha de Vanderson na marcação. A bola sobrou para o lateral do Bahia na área, que chutou cruzado. O goleiro Gabriel ainda tocou na bola, que morreu no fundo da rede.

Aos 17 minutos, Raí ampliou. Dessa vez a falha foi de Geromel, que recuou mal, e Raí pegou a bola na área e tirou do goleiro para marcar o 2 a 0.

O Bahia era superior na primeira etapa, e Wagner Mancini teve que trocar o time do Grêmio aos 22 minutos. O treinador sacou o volante Victor Bobsin para colocar o meia Campaz. Mas a única chance do time gaúcho na primeira etapa saiu quase no final: aos 44, Alisson tabelou com Borja e chutou na área, para defesa do goleiro Danilo, do Bahia.

SEGUNDO TEMPO

Rafinha e Douglas Costa foram para o jogo. Mancini trocou no intervalo, e Vanderson e Alisson deixaram o time. O Grêmio melhorou e conseguiu equilibrar o jogo. Aos seis, Borja chutou fraco na área após boa jogada de Rafinha, que cruzou da linha de fundo. A bola mais uma vez parou no goleiro.

Após aumentar sua presença no ataque, o Grêmio conseguiu descontar no placar. Rafinha chutou de frente para o gol após pegar uma rebatida da defesa do Bahia; A bola desviou em Thiago Santos e morreu no fundo do gol: 2 a 1.

Mas o time do Grêmio teve imensas dificuldades na partida. O Bahia conseguia se manter no ataque, e criava chances de gol com os espaços deixados pelo time gaúcho na busca do empate. Aos 26, Raí marcou o gol para o Bahia após jogada de contra-ataque, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante Gilberto na origem do lance, e o gol foi anulado.

Jean Pyerre e Diego Souza foram para a partida aos 28 minutos, e o tricolor jogava com dois centroavantes. Mas o time gaúcho não teve forças para assustar o adversário, e ainda tomou o terceiro aos 39. Daniel recebeu uma bola na área pela esquerda e bateu colocado, de perna direita, para decretar o placar de 3 a 1 no placar. Nos acréscimos, Borja ainda errou um gol feito ao cabecear livre na cara do goleiro, mas não havia mais tempo para o time visitante buscar um melhor resultado na Fonte Nova.

Foi a 19ª derrota do Tricolor gaúcho no Brasileirão, que agora piora ainda mais sua situação na tabela. Com o resultado de 3 a 1 para o Bahia, o Grêmio permanece na 18ª posição, com 36 pontos em 35 jogos. O Bahia ultrapassou o Juventude, que agora é 17º, o primeiro na zona de rebaixamento, com 40 pontos, a mesma pontuação do Bahia, mas a equipe baiana tem uma vitória a mais na competição.

Com três jogos restantes na competição, o Grêmio pode chegar a 45 pontos, caso consiga 100% de aproveitamento contra São Paulo, Corinthians, e Atlético Mineiro. Ainda assim, o Grêmio precisa que pelo menos duas equipes à sua frente não alcancem os 46 pontos, ou seja, se nos próximos quatro jogos que lhe restam, Juventude ou Bahia marcarem mais seis pontos, o Grêmio estará rebaixado.

Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o São Paulo, em jogo atrasado da 35ª rodada. A partida é na Arena, início 20 horas.

Já o Bahia joga na próxima segunda-feira, 29/11, fora de casa, contra o Atlético Goianiense.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 36ª RODADA
BAHIA 3×1 GRÊMIO

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 26/11/2021, sexta-feira
Horário: 19 horas
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Daniel do Espirito Santo Parro
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (quarteto carioca)
Cartão amarelo: Rodriguinho, Nino Paraíba, Mugni (Bahia); Vanderson, Kannemann, Bruno Cortez (Grêmio)
Gol: Matheus Bahia, aos 13min/1ºT, Raí, aos 17min/1ºT, Daniel, aos 39min/2ºT (Bahia); Rafinha, aos 15min/2ºT (Grêmio)

BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Edson), Lucas Mugni, Rodriguinho e Rossi (Ronaldo); Gilberto e Raí
Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO: Gabriel Grando; Vanderson (Rafinha), Pedro Geromel, Kannemann (Diego Souza) e Bruno Cortez; Thiago Santos e Villasanti (Jean Pyerre); Victor Bobsin (Campaz), Alisson (Douglas Costa) e Ferreira; Borja
Técnico: Vagner Mancini

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.