Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

BRASILEIRÃO

Grêmio busca o empate contra o Flamengo

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Em jogo atrasado da segunda rodada do Brasileirão, Grêmio e Flamengo se enfrentaram na Arena, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira, 23.

Após um primeiro tempo sem gols, as emoções ficaram para a segunda etapa. O Grêmio saiu perdendo por 2 a 0, gols do ex-colorado Vitinho, mas conseguiu buscar o empate com gols de Borja e Ferreira, e agora segue a quatro pontos do primeiro time fora da zona do rebaixamento.

O Tricolor tem mais quatro jogos para fugir do Z-4. Na próxima sexta-feira, dia 26, pega o Bahia fora de casa, em briga direta na luta para evitar a Série B em 2022.

PRIMEIRO TEMPO

O Grêmio teve as melhores chances da primeira etapa, e chegou até a marcar um gol no primeiro tempo, mas com impedimento de Diego Souza, nos acréscimos. As primeiras chances foram todas do Tricolor, que entrou mais ligado em campo. Diego Souza cobrou falta aos 12 minutos e obrigou o goleiro Hugo, do Flamengo, a fazer boa defesa.

O primeiro gol quase saiu aos 15, quando Jhonata Robert cabeceou após cruzamento da esquerda e venceu o goleiro, mas o zagueiro Gustavo Henrique meteu o pé na bola no último segundo e tirou em cima da linha. Ferreira ainda tentou boas arrancadas para o gol, com chutes de fora da área, que acabaram ficando no goleiro.

O Flamengo teve três tentativas no ataque, todas sem perigo contra a meta de Gabriel Grando. Aos 32 foi a primeira finalização do rubro-negro carioca, em um chute do atacante Vitor Gabriel da entrada da área, nas mãos do goleiro gremista. Aos 39, Rodinei chutou pro gol de fora da área, mas a bola passou longe da meta. E aos 40, Vitinho recebeu na intermediária e tentou colocar uma bola cruzada no alto, mas o goleiro do Grêmio ficou com a bola novamente, e isso foi tudo que o time visitante conseguiu criar na primeira etapa.

Aos 42, Ferreira perdeu grande chance para o Grêmio após uma bomba de Diego Souza da entrada da área que o goleiro do Flamengo espalmou. O rebote se ofereceu para Ferreira. que chegava sozinho. Mas ele não conseguiu dominar, e a zaga do time visitante afastou. Na última jogada do primeiro tempo, Diego Souza marcou o gol do Tricolor, mas estava em impedimento. Jhonata Robert pegou um rebote de escanteio e chutou em direção ao meio da área. A bola pegou em Geromel e sobrou para Diego Souza tocar para o fundo do gol, mas tanto o zagueiro quanto o atacante do Grêmio estavam em impedimento, marcado pela arbitragem em cima do lance.

SEGUNDO TEMPO

O jogo perdeu em velocidade na segunda etapa, mas o Grêmio seguia buscando mais o ataque. A um minuto, Diego Souza pegou uma rebatida da defesa na frente da área e chutou raspando a trave, e por pouco o Tricolor não saiu a frente.

Aos doze minutos, o meia uruguaio De Arrascaeta entrou no jogo no lugar de Diego, no Flamengo. Em sua primeira jogada, ele deu um belo passe para o lateral Rodinei, que cruzou na área para Vitinho, que dominou e chutou na saída do goleiro para abrir o placar.

O Grêmio saía atrás, e para piorar, Jhonata Robert tomou o cartão vermelho na sequência, aos 14 minutos, por deixar o cotovelo em Vitinho.

Com um jogador à menos, o Grêmio trocou a equipe: entraram Borja e Victor Bobsin, saíram Diego Souza e Thiago Santos. Minutos depois, Rafinha e Lucas Silva saíram para a entrada de Vanderson e Alisson. E aos 27, Douglas Costa entrou no lugar de Campaz.

Mas aos 28, o Flamengo ampliou a vantagem no jogo. O Tricolor deu espaços e Kenedy escapou pela direita e deixou Vitinho livre na área para marcar o segundo, em mais um bom chute na área.

Mas logo no lance seguinte, o Grêmio mostrou que não venderia barato a partida: Borja descontou após cruzamento rasteiro de Ferreira na área: 2 a 1.

Mesmo com um jogador à menos, o Tricolor foi pra cima e empatou aos 36 minutos. Ferreira fez sua tradicional jogada pela esquerda, mas dessa vez, dentro da área. Ele invadiu e ajeitou para a perna direita para bater colocado e fazer um belo gol na Arena e deixar o empate no placar.

O Grêmio terminou pressionando. Cortez recebeu na área e bateu forte de canhota aos 40 minutos, e a bola pegou na rede, pelo lado de fora. Borja cabeceou na pequena área aos 42, mas a bola saiu por cima, e Ferreira ainda chutou aos 44 na área do Flamengo, a bola desviou no caminho mas o goleiro conseguiu defender.

O Tricolor chegou perto da virada, mas não conseguiu vencer o jogo. Com o empate, o Grêmio segue a quatro pontos do primeiro time fora da zona do rebaixamento, que atualmente é o Juventude. A equipe de Caxias do Sul ficou no empate em 1 a 1 na noite desta terça-feira, 23, com o Atlético Goianiense, em Goiânia. O Juventude é 16º, tem 40 pontos, contra 36 do Grêmio, que é 18º.

Para o próximo jogo, o técnico Vagner Mancini não terá Jhonata Robert, que foi expulso no jogo contra o Flamengo, e Lucas Silva, que tomou o terceiro amarelo. O goleiro Brenno, que ficou no banco no último jogo, foi expulso por reclamação e também desfalca o time.

O Tricolor agora faz uma “final” com o Bahia, na próxima sexta-feira, dia 26, a partir das 19 horas. O jogo é na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Bahia é 17º, o primeiro time na zona de rebaixamento, com 37 pontos, um a mais que o Grêmio. O jogo é pela 36ª rodada. O Grêmio tem ainda quatro jogos para escapar da zona do rebaxiamento e evitar a Série B no ano que vem: após pegar o Bahia, joga com o São Paulo em casa, dia 2/12, depois tem o Corinthians fora no dia 5 de dezembro, e termina jogando na Arena, contra o Atlético Mineiro, dia 9.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 2ª RODADA
GRÊMIO 2×2 FLAMENGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: terça-feira, 23/11/2021
Horário: 21 horas
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Alex dos Santos
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (quarteto catarinense)
Cartão amarelo: Jhonata Robert, Lucas Silva, Campaz (Grêmio); Vitinho (Flamengo)
Cartão vermelho: Jhonata Robert (Grêmio)
Gol: Vitinho, aos 13min/1ºT, e aos 28min/2ºT (Flamengo); Borja, aos 30min/2ºT, Ferreira, aos 36min/2ºT (Grêmio)

GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos (Bobsin), Lucas Silva (Alisson), Campaz (Douglas Costa); Jhonata Robert, Ferreira; Diego Souza (Borja)

FLAMENGO
Hugo Souza, Rodinei, Gustavo Henrique (Bruno Viana), Léo Pereira e Renê (Ramon); João Gomes, Diego (De Arrascaeta), Thiago Maia, Vitinho (Piris da Motta), Kenedy e Vitor Gabriel (Pedro).
Técnico: Renato Portaluppi

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.