Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MÚSICA

Monte Alverne terá orquestra para alunos de escolas públicas

Foto: Ludwig Kwan/Pexels

A solenidade de lançamento da Orquestra Melodia dos Anjos, de Monte Alverne, já tem data marcada. O evento será na próxima quinta-feira, 17, às 14 horas, no Colégio Estadual Monte Alverne, com apresentação dos integrantes e equipamentos musicais à comunidade escolar e autoridades do município. Para a formação da orquestra e aquisição de instrumentos, a empresa Japan Tabacco International (JTI) fez a doação de R$ 30 mil à Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi).

A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Luciana Back, explica que o projeto é uma oficina de música para crianças e adolescentes, inicialmente composto por 26 alunos com idade entre 8 e 14 anos, que estão suscetíveis a desempenhar trabalho infantil. Em um primeiro momento, as vagas contemplam apenas estudantes do Colégio Estadual Monte Alverne (Cema). No entanto, futuramente prevê a inclusão das escolas Emef Cardeal Leme, Emef Dom Pedro II, Emef Imaculada Conceição e Emef Rio Branco, todas elas próximas do 3º Distrito de Monte Alverne, no interior de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Crianças do interior de Santa Cruz terão oportunidade de participar de orquestra

“Temos várias instituições parceiras envolvidas no combate ao trabalho infantil, com ações tanto na área urbana quanto rural, de contraturno escolar. Fizemos uma pesquisa com os alunos nas escolas para saber o que eles gostariam de fazer no turno inverso e chegamos à criação dessa orquestra. E a JTI, ao ter conhecimento da nossa proposta, contribuiu com a doação de valores para a compra dos instrumentos”, ressalta. A contratação do maestro Irimo Panke foi feita pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte.

A supervisora de projetos sociais da JTI, Marinês Kittel, esclarece que a iniciativa da orquestra está alinhada com outros projetos da empresa, em especial o combate ao trabalho infantil. E por esse motivo recebeu o aval. “Analisamos diversos critérios internos, e ele vai na linha de a localidade ser estratégica para a JTI, pois aquela região é muito significativa em produção para nós. Outro ponto dentro da nossa área de projetos é o de apoiar crianças e adolescentes, para que tenham uma oportunidade de aprender no contraturno escolar. Trabalhamos fortemente no combate ao trabalho infantil, principalmente em lugares onde temos produção”, ressaltou Marinês.

O projeto Orquestra Melodia dos Anjos é elaborado pela equipe do Peti – Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, 6ª CRE e demais instituições da Competi. O apoio é do Colégio Estadual Monte Alverne e JTI.

LEIA TAMBÉM: Arise e ONG Foco Empreendedor fecham parceria para combate ao trabalho infantil

Como o projeto será executado

O projeto da Orquestra vai começar junho, com oficinas de música nos turnos manhã e tarde uma vez por semana, com uma hora de aula para cada grupo de instrumentos. Serão sete grupos no total. Os encontros acontecerão em uma sala do Cema. As atividades começam com aulas teóricas, nas quais os alunos aprenderão sobre introdução à música, pautas, claves, notas, compassos, postura corporal, escalas, afinação do instrumento, entre outras noções básicas e gerais da música. Na prática, aprenderão a tocar flauta, sax, trombone, trompete, clarinete, bateria, cajon, teclado e violão.

Programação especial

A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte de Santa Cruz do Sul e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realizam, a partir desta quinta, 10, uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado dia 12.

Quinta, 10, entre 9 e 11 horas – Palestra sobre ações estratégicas para prevenção e erradicação do trabalho infantil em tempos de pandemia, ministrada por André Viana Custódio, pós-doutor em Direito pela Universidade de Sevilha/Espanha. Direcionado a trabalhadores dos serviços assistenciais e orientadores e supervisores da Secretaria Municipal de Educação, o evento terá transmissão pelo aplicativo Google Meet.

Sexta – Visitação do mascote do Peti, no Centro de Convivência do Beckenkamp e Centro Marista Nossa Senhora Boa Esperança. Haverá entrega de material pedagógico a respeito dos riscos do trabalho infantil aos alunos.

Quinta-feira, 17 – Às 14 horas, lançamento da Orquestra Melodia dos Anjos de Monte Alverne, no Colégio Estadual Monte Alverne.

LEIA TAMBÉM: Organização Internacional do Trabalho reconhece programa da região como exemplo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.