Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Erradicação do trabalho infantil

Crianças do interior de Santa Cruz terão oportunidade de participar de orquestra

A empresa Japan Tobacco International (JTI) formalizou nesta segunda-feira, 10, o repasse de R$ 30 mil para a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi). Os recursos serão utilizados na aquisição de instrumentos musicais para constituição da Orquestra Melodia dos Anjos, um projeto que tem como alvo alunos em situação de vulnerabilidade social de escolas públicas do distrito de Monte Alverne.

O ato ocorreu no Salão Nobre do Palacinho, com a presença da prefeita Helena Hermany, dos secretários municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, e de Saúde, Daniela Dumke, da presidente da Competi, Sandra Regina Haas da Fontoura, da supervisora dos projetos sociais da JTI, Marinês Kittel, e demais membros das instituições envolvidas na parceria.

LEIA TAMBÉM: Sem a presença dos alunos, escola agrícola precisou se reinventar

Publicidade

Para Marinês, a iniciativa da orquestra, voltada ao meio rural e focada nos eixos educação, saúde e assistência social, está alinhada com os demais projetos da empresa e por isso recebeu o aval da direção para a parceria. “Acreditamos que a educação é o caminho, porque a partir dela aprendemos a fazer escolhas. Queremos acompanhar de perto o desenvolvimento da orquestra, ver as apresentações e o progresso dos alunos. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto”, frisou.

Na ocasião, a prefeita elogiou a iniciativa, destacou a escolha pelo interior, que segundo ela também precisa de atenção, e disse que é defensora de projetos para ocupação de crianças e adolescentes no extraturno escolar. “É muito importante que as crianças sigam aprendendo no turno oposto ao da escola, assim elas deixam de estar nas ruas ou sozinhas em casa e ficam longe das drogas e de outros males”, observou. Já o secretário Bruxel afirmou que através do projeto as crianças terão uma rica experiência e poderão descobrir novas vocações.

Inicialmente o projeto Melodia dos Anjos vai beneficiar 21 alunos, com idades entre 8 e 14 anos, que estejam suscetíveis a desempenhar trabalho infantil. As aulas, previstas pra começar em junho, serão realizadas no Colégio Estadual Monte Alverne, nos turnos manhã e tarde. Os futuros integrantes da orquestra jovem serão selecionados pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), juntamente com as equipes pedagógicas de cada escola participante, entre famílias inscritas no CadÚnico, portanto aquelas com maior vulnerabilidade social.

Publicidade

LEIA MAIS: Arise e ONG Foco Empreendedor fecham parceria para combate ao trabalho infantil

A aprendizagem musical ficará a cargo do maestro Írimo Panke, que tem quase 60 anos de experiência na música. As atividades terão início com aulas teóricas, nas quais os alunos aprenderão sobre introdução à música, pautas, claves, notas, compassos, postura corporal, escalas, afinação do instrumento, entre outras noções básicas e gerais da música. Na prática eles aprenderão a tocar sax, trombone, trompete, clarinete, bateria, cajon, teclado e violão.

São parceiros na realização do projeto Orquestra Melodia dos Anjos as secretarias municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), de Educação (SEE) e de Saúde (Sesa), 6ª CRE, Colégio Monte Alverne, JTI e demais instituições da Competi. Interessados em conhecer mais a iniciativa e oferecer apoio podem entrar em contato com a Sehase pelo telefone (51) 3715-1895, com Luciana.

Publicidade

LEIA MAIS: Organização Internacional do Trabalho reconhece programa da região como exemplo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.