O secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, cumpriu agenda na região nessa quinta-feira, 8, para acompanhar a situação dos desvios provisórios construídos na RSC-287 pela concessionária Sacyr após as enchentes de 2024. Passado um ano da catástrofe climática, os locais têm preocupado os moradores e usuários da rodovia em razão de uma série de acidentes registrados e da ausência de informações concretas sobre quando esses pontos serão recuperados em definitivo com o avanço das obras de duplicação da rodovia.
Os desvios no trecho da estrada que passa pelo Vale do Rio Pardo estão em uma área de aproximadamente 3 quilômetros em Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires e no quilômetro 135, junto ao trevo de acesso a Linha do Rio, em Candelária. Os dois lugares foram visitados por Capeluppi, que estava acompanhado do deputado estadual Elton Weber (PSB), integrantes do Conselho dos Usuários da RSC-287, representantes da Concessionária Sacyr, líderes políticos e moradores.
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A comitiva se deslocou até o quilômetro 135 da RSC-287, em Candelária, onde está o desvio provisório que tem sido cenário de acidentes e reclamações. No local, o secretário Capeluppi ouviu pedidos do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Juarez Cândido, e de um grupo de vereadores de Candelária, liderado pela vereadora Jaira Diehl.
Moradores da Linha Facão também participaram e relataram problemas com a falta de segurança no desvio. “Seguido temos pessoas caindo nesse buraco e, por sorte, não houve nenhum óbito. Precisamos que seja feita uma ação rápida para evitar um acidente mais grave“, frisou Cândido. Os vereadores e moradores também falaram da necessidade de se construir uma nova ponte seca para dar vazão à água do Rio Pardo em caso de nova enchente.
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“O discurso da Sacyr sempre foi segurança, mas é o contrário do que eles estão falando, pois não existe segurança nesse desvio. Só peço que escutem a população antes de realizar qualquer intervenção”, disse Rui Kohl, morador de Linha Facão. “Queremos saber se tem algum projeto da ponte seca ou não, pois a população está esperando. Não dá mais para conviver com essa angústia.” Também queixou-se da falta de informações mais claras da concessionária Sacyr sobre o projeto de duplicação da rodovia em Candelária.
Após ouvir as demandas, o secretário Pedro Capeluppi conferiu o desvio na RSC-287 e em seguida se deslocou até a VRS-858, em Linha do Rio. Lá, verificou o assoreamento do Rio Pardo, que se projetou sobre a rodovia em trecho próximo à Escola Municipal São Paulo.
Acidentes

A agenda do secretário foi encerrada na localidade de Vila Mariante, interior de Venâncio Aires, onde foi verificar in loco os desvios da RSC-287 situados entre os quilômetros 55 e 61 e ouvir a comunidade. A ex-vereadora Sandra Wagner e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, Luciano Walker, confirmaram que muitos acidentes têm acontecido nos desvios em uma extensão de aproximadamente 3 quilômetros.
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“As pessoas vão se acostumando a andar nos desvios e aumentam a velocidade, o que se torna mais perigoso“, disse Walker. Sandra questionou se haverá a construção de pontes secas, pois preocupa que a água não tenha vazão em caso de uma nova enchente.
Capeluppi confirma que projetos estão em análise
Após ouvir todas as demandas, o secretário Pedro Capeluppi respondeu aos questionamentos de cada comunidade. Em Vera Cruz, informou que o Estado ainda está na fase de avaliação do projeto executivo e nenhuma obra será iniciada sem diálogo com a Prefeitura.
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“Este é o momento de ouvir a comunidade, compreender os pontos que precisam ser aprimorados e construir soluções conjuntas. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento com segurança e participação”, disse.
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Em Candelária, sobre o desvio na RSC-287, ressaltou ser um ponto de atenção. “É uma obra que foi feita de forma emergencial para reconstituir a rodovia, mas temos que ter o cuidado de manter a sinalização adequada para evitar acidentes. É uma pista que foi construída considerando as limitações do terreno após ser atingida pela enchente. Vamos trabalhar com a concessionária para melhorar a sinalização de maneira imediata.”
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Ele confirmou que o projeto executivo da duplicação entre Vera Cruz e Candelária já foi submetido ao Estado pela concessionária. “Vamos analisar para aprovar o mais rápido possível esses projetos, para que a concessionária comece as obras. Certamente, dará início nos pontos mais críticos para restabelecer os locais com segurança de maneira definitiva.”
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Em Venâncio Aires, Capeluppi confirmou que após a aprovação do projeto executivo, irá realizar uma audiência pública para debater com a população e alinhar as demandas. “Sabemos que a ansiedade é grande, mas o contrato é feito por etapas. Com o avanço da concessão, esses trechos passarão por análise e será o momento em que iremos debater com a comunidade”, detalhou. “Neste momento, vamos intensificar a melhoria na sinalização dos desvios e garantir que as pessoas possam transitar em segurança.”
Sacyr promete melhorias para locais dos desvios
A visita do secretário Pedro Capeluppi foi acompanhada pela concessionária Sacyr, por meio do gerente socioambiental César Cruvinel e da gerente de comunicação, Cassiane Kersting. Sobre Candelária, a concessionária confirmou que o trecho interrompido em frente ao antigo pardal, ao lado do desvio, está condenado. Conforme a empresa, a estrutura antiga estava comprometida e não tinha condições de suportar o tráfego.
Sobre os acidentes ocorridos no local e as dificuldades de sinalização, principalmente à noite, a Sacyr relatou que desde a implantação dos desvios foram adotadas todas as medidas de segurança previstas nas normas técnicas, como sinalização vertical e horizontal, instalação de dispositivos de contenção e painéis de alerta.
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Segundo a concessionária, a falta de atenção de condutores em relação à redução de velocidade e respeito aos limites laterais tem contribuído para aumentar as ocorrências. A promessa é de melhorar a sinalização do trecho, tornando a comunicação visual mais ostensiva e eficiente.
Quanto aos desvios em Vila Mariante, em Venâncio Aires, a Sacyr confirmou que o projeto de duplicação prevê seis pares (pista nova e existente) e 12 pontes secas no trecho de Mariante. Ele foi protocolado na semana passada e, no momento, está sob avaliação da Secretaria da Reconstrução. Em relação à segurança, a empresa disse que irá avaliar a implantação de melhorias no local e nos demais desvios implementados no trecho sob concessão.
A Sacyr ressaltou que é importante que os usuários respeitem a sinalização e reduzam a velocidade, especialmente nos trechos com desvio. Nesses pontos, a velocidade máxima permitida é de 40 quilômetros por hora.