Frequentadores do Lago Prefeito Telmo Kirst estão preocupados com a morte de peixes no local. A situação foi relatada na manhã dessa segunda-feira, 10, por pessoas que costumam utilizar a área para a prática de atividades como corrida e caminhada.
No entanto, desde a semana passada já teriam sido identificados peixes em decomposição próximo à margem do espelho d’água. Um santa-cruzense que pediu para não ser identificado disse que pelo menos 83 foram encontrados nestas condições. “Essa água vem para as nossas torneiras. Seria importante que o órgão competente recolhesse os peixes e investigasse a causa dessas mortes”, afirmou o homem, que percebeu o problema ao visitar o local com a esposa.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz apresenta alto risco de infestação pelo mosquito da dengue
Publicidade
Por meio de nota, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que realizou análises junto ao Lago e que não foram identificadas alterações no padrão de qualidade. Além disso, a concessionária ressaltou que o tratamento feito é capaz de desinfectar completamente a água, em qualquer situação, e torná-la adequada para o consumo.
Segundo a empresa, há uma série de parâmetros adotados após a captação em rios, lagos ou barragens. “Somente depois de todos os procedimentos de purificação e controle de qualidade, com mais de 500 testes diários de amostras feitos nos laboratórios da Companhia, é que a água sai das Estações de Tratamento (ETAs) e daí para os reservatórios, onde é armazenada para ser enviada aos clientes”, informou a Corsan por meio da assessoria de comunicação.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!