Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CULTURA

Mostra ‘Formas de Expressão’ fica na Casa das Artes até o próximo sábado

Entre todos os setores fortemente afetados pela pandemia, poucos tiveram de ser tão resistentes e tão resilientes quanto os das artes e da cultura. Mas como é da própria essência dessa área, que resiste com a humanidade (e até pela humanidade) ao longo de séculos ou milênios, ela segue viva. Muito viva. Ainda que precisando dar passos muito firmes, serenos e seguros. É o que também acontece com a Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, mantida pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, que precisou fechar as portas no início do ano em virtude das restrições visando a prevenção contra a Covid-19, e assim ficou por meio ano.

Para, finalmente, reabrir nessa quinta-feira, 15, na parte da tarde, proporcionando à comunidade a visitação e o contato com um inesperado conjunto artístico. Coube à Bublitz Galeria de Arte, de Porto Alegre, trazer um acervo de telas, gravuras, esculturas e tapetes que proporciona um olhar panorâmico sobre obras de alguns dos grandes expoentes.

No total, a exposição “Formas de Expressão” compreende em torno de 200 itens: são cerca de 30 peças, entre telas, gravuras e esculturas, de grandes artistas brasileiros, e aproximadamente 170 tapetes, em especial indianos e iranianos. Todas as obras estarão à venda, o que proporciona ao público, mais do que apreciar essa arte, adquirir algum exemplar para o acervo pessoal ou familiar. Entre os artistas constam expoentes como Aldemir Martins, Carlos Scliar, Flavio Scholles, Iberê Camargo, Kenji Fokuda, Vasco Prado e Victor Hugo Porto.

LEIA MAIS: Casa das Artes reabre: hora de conferir tapetes orientais e grandes obras de arte

A mostra ficará no local até o dia 24 de julho, próximo sábado, para visitação de segundas a sextas, das 10 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas, sem fechar ao meio-dia. E a fim de marcar em grande estilo a reabertura, nessa sexta-feira, às 19 horas, ainda ocorreu um workshop, conduzido pelo marchand e proprietário da galeria, Nicholas Bublitz, que abordou o tema “Por que uma obra de arte tem valor”. Nicholas é autor de um livro voltado a essa mesma abordagem, Como investir em arte no Brasil (editora Class, 2018, 191 páginas, a R$ 59,00). Ao longo da próxima semana, oficinas a serem ministradas pelos artistas Márcia Marostega e Marcelo Hübner, em dias e horários a serem divulgados pelas redes sociais da Casa das Artes, também permitirão a interessados aprender mais sobre pintura e se exercitarem.

O vice-presidente da Pró-Cultura, Danúbio Zitzmann, responsável pela agenda de mostras e ventos da Casa das Artes, frisa que essa exposição de retomada da programação é uma forma de marcar os 33 anos da associação, comemorados em junho, e de antecipar o aniversário da Bublitz Galeria de Arte, que ocorre em setembro. Para agregar o máximo de segurança ao público, a Casa das Artes adequa-se aos protocolos adotados pela área da saúde, com uso obrigatório de máscara, tapete sanitizante e álcool em gel disponível na entrada.

Serviço

O QUÊ: exposição “Formas de Expressão”, com telas, gravuras e esculturas de grandes artistas brasileiros, além de Feira de Tapetes Orientais.
ONDE: na Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul.
QUANDO: desde essa quinta-feira até o dia 24 de julho.
VISITAÇÃO: de segundas a sextas-feiras, das 10 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.
ACESSO: entrada gratuita.
PROMOÇÃO: Associação Pró-Cultura e Bublitz Galeria de Arte.
PARA INFORMAÇÕES: Fone (51) 3056 2086 e mídias sociais da Pró-Cultura, como Instagram e Facebook.

LEIA TAMBÉM: Curtas-metragens de Santa Cruz são selecionados no Festival de Gramado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.