Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUTURISMO & INOVAÇÃO

Não há normal no futuro, acostume-se

A pandemia obrigará o planeta a renascer, e o novo design do mundo deixará muitas coisas do mundo tradicional para trás. Estamos vivendo uma real ameaça de extinção da nossa espécie, segundo Jeremy Rifkin, sociólogo americano, e muitos sequer estão se dando conta. Para quem estuda sinais de mudança e de futuros como eu, a pandemia não é uma surpresa, e o colapso do planeta tem sido anunciado intensamente nos últimos anos.

A sociedade global vem mudando sua visão e a virada da década anunciou grandes transformações. O estilo de vida tradicional vem sendo trocado por uma vida mais experiencial, sustentável, autêntica e original.

A sociedade atual exige das empresas reputação moral, transparência, compromisso com a sustentabilidade do mundo, com a ética, com a governança. Empresas tradicionais estão perdendo cada vez mais espaço e as ecoempresas que pretendem reestabelecer o planeta são as queridinhas da nova sociedade. Nossa Mercur é um exemplo, muito à frente do seu tempo e case no mercado atual.

Publicidade

Os impactos econômicos da pandemia serão parecidos com os da Grande Depressão. Reduções por todos os lados, recessão, extinção, desemprego em massa, deflação, inadimplência, desglobalização, automação e mobilização. A retomada já não é possível, porque o que deixamos para trás já não tem mais o mesmo estado.

Como lidar com um cenário tão devastador? Usando a inteligência em todas as suas versões para se reinventar proativamente. Temos sempre mais de uma possibilidade de presente e de futuro. O mundo que criamos faliu e esta é uma verdade que precisamos aceitar. Pense no que pode ser diferente desde já, imagine como pode ser depois da pandemia, e criar o novo em vez de preservar o que existe é um dos grandes segredos da transformação. Antecipe-se à mudança, em vez de esperar que o mundo volte ao normal.

Na pior das hipóteses, ficaremos recolhidos até dezembro. Se a volta acontecer antes, saiba que o mercado estará restrito de qualquer forma. Deixe as ilusões de lado sem tristeza e encare sua realidade. Redesenhe seu negócio ou sua trilha profissional com urgência. Gerencie sua realidade da melhor forma possível, estabeleça um objetivo razoável para este ano, e marcos a serem conquistados durante os próximos meses. Não busque garantias, teste suas ideias. Avalie, abandone o que não funciona e mude de estrada quantas vezes for necessário, até encontrar uma trilha que funcione. Há muitas oportunidades mesmo agora, durante este evento. Todas as tentativas de mudança são válidas e mais interessantes do que ficar chorando para trazer o “normal” de volta.

Publicidade

LEIA OUTRAS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.