Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PRODUÇÃO RURAL

Novas tecnologias modernizam o campo e garantem melhora na produção

Sistema garante segurança aos produtores de tabaco diante dos riscos de estiagem

O uso de tecnologia cada vez mais faz parte da rotina dos agricultores, tem modernizado processos e garantido uma melhora na produção e na qualidade de vida no campo. Um exemplo disso é Laison Helwig Schneid, produtor integrado da Japan Tobacco International (JTI) há 14 anos. Ele enxerga na parceria com a empresa uma oportunidade para o desenvolvimento necessário a um futuro melhor.

O agricultor possui lavoura em Canguçu, onde vive com sua família, produz seu alimento e constrói sua vida em terra firme. Começou no cultivo de tabaco ainda jovem e aprendeu a conviver com problemas como a seca. “Há algum tempo visitei a plantação de um vizinho e conheci a fertirrigação, sistema inovador que permite que a lavoura seja irrigada e receba nutrientes ao mesmo tempo, trazendo melhorias significativas para a produção”, relata o produtor.

Há três anos, Schneid decidiu entender melhor como funcionava o sistema e avaliar se era viável para sua lavoura. “O Paulo (técnico de agronomia da JTI) ouviu meu pedido e disponibilizou uma equipe para me dar todo o suporte de que precisava para tornar isso uma realidade. Como na minha propriedade já tenho uma reserva de água, a JTI providenciou as licenças ambientais necessárias e financiou uma parte do projeto”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Dia da Juventude Rural: jovens veem futuro no campo

Em nota, a JTI ressalta que os produtores de tabaco são grandes parceiros no desenvolvimento e na valorização do produto regional. “São anos de parceria que se traduzem na confiança e no investimento contínuo em tecnologia e técnicas de melhoria na produção, o que torna o Brasil o segundo maior produtor e líder mundial em exportações de tabaco desde 1993”, destaca a empresa.

A fertirrigação é uma tecnologia de manejo que une a fertilização e a irrigação em um mesmo sistema

Parceria permite a capacitação para uso da fertirrigação
A parceria entre empresa e produtor permitiu a capacitação para uso da fertirrigação. A tecnologia possui baixo custo de instalação e promove melhoria significativa na qualidade da produção. “A fertirrigação é uma tecnologia de manejo que une a fertilização e a irrigação em um mesmo sistema”, destaca Paulo Sérgio Rickes, técnico de Agronomia da JTI.

LEIA TAMBÉM: Projeto facilita crédito para filhos de agricultores

“São instaladas mangueiras em toda a lavoura, que distribuem a água diretamente nos pés de tabaco por meio de fitas de gotejamento. O sistema é alimentado por reservatórios que bombeiam água para a lavoura. O produtor, com este sistema e orientação adequada, dilui os fertilizantes diretamente no reservatório que fará a distribuição do insumo por toda a lavoura”, explica.

Com o apoio da JTI, a implementação da tecnologia se tornou realidade na propriedade de Schneid. “Logo no primeiro ano após a instalação do sistema de fertirrigação, enfrentei um período de seca. E a surpresa foi positiva: consegui produzir uma planta de melhor qualidade, apesar do clima. Com isso, já pude pagar o sistema logo de início, o que me deu tranquilidade e a certeza de ter feito a escolha certa”, afirma o produtor.

“Agora não preciso mais ficar debaixo de sol e chuva fertilizando pé por pé de tabaco em minha lavoura, faço tudo de uma só vez e não dependo do clima para que dê certo. Não tenho mais desperdício de material e posso investir o dinheiro economizado em outras partes da minha propriedade”, ressalta.

A JTI destaca que investe no fortalecimento de suas parcerias para levar ao campo as melhores tecnologias e empoderamento às famílias produtoras de tabaco. “Nós temos uma relação bastante próxima aos produtores integrados, com diálogo aberto para propor soluções aos problemas que possam surgir em suas propriedades. É uma via de mão dupla: a JTI facilita o acesso à tecnologia e o produtor nos fornece um tabaco de altíssima qualidade e com menor impacto ambiental”, destaca Paulo Saath, líder das Operações de Tabaco no Brasil da empresa.

LEIA TAMBÉM: Pecuária leiteira: casal jovem dá exemplo de empreendedorismo rural

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.