Pelo segundo dia consecutivo, o Salão Nobre do Palacinho foi palco de um lançamento. No fim da tarde dessa quarta-feira, 14, ocorreu a cerimônia de apresentação do Aprova Digital, novo sistema de licenciamento ambiental. Conforme o anúncio, a plataforma de gestão e automação de processos no setor público chega para trazer dinamicidade, transparência, praticidade e eficiência a empreendedores, profissionais e demais usuários.
Em seu pronunciamento, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, afirmou que a novidade representa a celebração de uma nova fase. “A plataforma vai estabelecer prazos e organizar as demandas para os servidores, o que é fundamental no serviço público. Assim, iremos tornar o licenciamento mais ágil e menos burocrático.”
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Segundo o prefeito Sérgio Moraes, a proposta vem ao encontro dos anseios do governo. “O nosso compromisso é criar o bem-estar e o crescimento. Precisamos ouvir o que a comunidade quer. Com isso, vamos buscar soluções.” Ainda de acordo com Moraes, a ideia é que esses sistemas também sejam adotados pelas demais secretarias. “Os alvarás, por exemplo. Muitas vezes quem atrapalha é a própria Prefeitura. O cidadão quer trabalhar, gerar emprego, pagar impostos e encontra barreiras.”
Durante o evento, a representante do Aprova Digital, a implantadora de sistemas Natasha Santoni, citou a realização de uma live na próxima segunda-feira, às 13h30, na qual será apresentada a plataforma de maneira mais técnica. O momento também será de capacitação para os servidores municipais.
Saiba mais
Com tecnologia de alta segurança e inteligência artificial, o Aprova Digital é uma ferramenta eletrônica de gestão que centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente digital. O sistema substitui o antigo Sysnova Ambiental, que fica desativado a partir de agora. Empreendedores, profissionais e cidadãos poderão solicitar, diretamente pelo site da Prefeitura, licenciamentos ambientais, autorizações de arborização, declarações e certidões, em qualquer hora e lugar.
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O novo sistema já vinha sendo utilizado na Secretaria Municipal de Planejamento desde 2022. Agora, fica expandido para a área ambiental. Entre os benefícios estão a redução do tempo de espera – que poderá cair pela metade –, o fim da documentação física, a automação de cobranças e confirmações de pagamento, a segurança dos dados e a maior transparência nos procedimentos.
Ao acessar o site santacruzdosul.aprova.com.br será possível consultar status de documentos/processos e conferir informações sobre cadastro e criação de processo, entre outras informações.
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Serviços disponíveis
- Habite-se
- Aprovação de projeto e licença para construção
- Certidão de zoneamento para informações urbanísticas
- Certidão de zoneamento para licenciamento ambiental
- Aprovação de demolição e tapume
- Autorização para manejo de vegetação nativa (exceto Sinaflor)
- Declaração de isenção de licenciamento
- Licenciamento ambiental para atividades em geral, inclusive industriais
- Denúncia nominal
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